Categorias: Política

TJPB afirma que vai cortar cargos comissionados e extinguir comarcas

PUBLICIDADE

O presidente eleito do Tribunal de Justiça desembarga dor Márcio Murilo da Cunha Ramos disse em entrevista a imprensa que vai fazer drásticos cortes para reajustar o orçamento do Judiciário, uma que, o que está previsto na Lei do Orçamento Anual para o exercício financeiro de 2019, não vai dar para cobrir as despesas. “É um lençol muito curto para cobrir uma pessoa grande”, comparou o magistrado.

Ele já tem como meta cortar as horas extras, diárias, como também dos cargos em comissão no Tribunal de Justiça como nas comarcas e Fóruns. “A idéias é extinguir muitos cargos das Comarcas para transferir essa economia com o objetivo de incrementar o Tribunal”, explicou.

Conforme o desembargador, no Poder Judiciário há 276 magistrados, incluindo juízes e desembargadores e uma instituição anual de 300 mil processos, ou seja, mais de 1000 para cada juiz. Com o acúmulo, hoje, existe 817 mil processo na Justiça da Paraíba.

“Isso é humanamente impossível para um juiz e um desembargador fazerem esse trabalho sozinhos. Temos que ter uma assessoria para fazer as pesquisas e minutar uma sentença. Portanto, esse trabalho de atividade fim, quer seja do primeiro ou do segundo grau, está sobrecarregado”, avaliou.

Dentro dessa discussão de enxugamento o presidente pensa em fechar também algumas comarcas devido o congelamento, pelo quarto ano consecutivo, do duodécimo.

“Nós encaminhamos um orçamento para ser votado e aparentemente haverá um corte de R$ 46 milhões, que seriam apenas da inflação dos últimos dois anos.Um Tribunal que perde um montante desse a cada ano, entra em crise. Por isso vamos ter que buscar enxugar a folha e principalmente fechar algumas comarcas”, afirmou.

O presidente espera fazer uma negociação técnica com o governador eleito João Azevedo (PSB), e espera também não ter que judicializar a questão como foi feito na gestão do seu antecessor.

“Dificilmente, a experiência anterior não foi boa e eu conto com o bom senso do governador. Acho que novos ares virão pela frente para que o povo, que é o destinatário final receba uma jurisdição mais célere e dentro da idéias do que é justo”, completou.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo no dia de Corpus Christi

Os servidores das repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado da…

28 de maio de 2024

PMJP paga salário de maio na quinta (30) e divulga data de pagamento de parcela do 13º; saiba quando

Como forma de impulsionar a economia local em um dos períodos de maior movimentação graças…

28 de maio de 2024

Paraíba tem 12 trabalhos selecionados para apresentar no XIII Congresso Consad de Gestão Pública

O modelo de gestão exercido pelo Governo da Paraíba vai estar em destaque no XIII…

28 de maio de 2024

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa mais da metade do volume esperado para todo o mês de maio

Choveu na manhã desta terça-feira (28) mais da metade do esperado para todo mês de…

28 de maio de 2024

Linhas de créditos abrem oportunidades, mudam realidades e impulsionam pequenos negócios na PB

Sonhar, planejar, captar recursos e executar. Entrar no mercado como microempreendedor individual (MEI) é uma…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024