Categorias: Política

Termelétrica: líder governista fala sobre decisão judicial que negou liminar

 

 

O vereador Bruno Farias (PSB), líder do governo municipal, usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na sessão ordinária desta quarta-feira (6) para falar sobre a decisão da justiça sobre o pedido de medida liminar requerida pelo vereador João Almeida (PMDB) acerca da construção de uma termelétrica no Bairro das Indústrias, em João Pessoa.

 

De acordo com o texto lido por Bruno Farias, na decisão do juiz Aluízio Bezerra Filho ficou evidente que a construção fica entre uma área de preservação ambiental (APP) e uma zona de preservação ambiental (ZPA) e não dentro dessas áreas, como revela a denúncia. Também constatou-se que não há danos hídricos na região que se revelou como um descampado de areal, onde já fora explorado areia e argila.

 

Ainda na fundamentação de sua decisão, o juiz inferiu: “Os órgãos ambientais competentes vistoriaram, fiscalizaram e conferiram todos os requisitos necessários pra a expedição das licenças ambientais e alvarás de funcionamento, não se podendo atribuir a todas essas instituições públicas e privadas uma articulação visando vulnerar o direito ambiental”. E continuou se fundamentando: “A robustez dos relatórios, fotografias, inclusive aéreas, laudos e pareceres técnicos, demonstram com propriedade a inconsistência dos fundamentos da postulação”.

 

Em sua decisão propriamente dita, o juiz Aluízio Bezerra Filho argui: “Ante o exposto, com respaldo no princípio da obrigatoriedade da fundamentação dos atos jurisdicionais e no principio do livre convencimento motivado, e ainda, fulcrado no parágrafo quarto do artigo quinto da lei 4.717/65, não vislumbro no exame sumário da via medida liminar, os pressupostos pra o deferimento da medida acauteladora requerida, razão pela qual, indefiro o pedido de medida liminar requerida”.

 

Para Bruno Farias, a denúncia teve caráter político e eleitoreiro, sem subsídio prático, e sem embasamento legal. Ele ainda comentou que a prefeitura, através do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), formado por entidades da sociedade civil organizada, como Sinduscon, Creci e a Associação de Defesa da Natureza e Ecologia, concedeu o alvará de construção da termelétrica.

 

Assistência social

 

Em seu pronunciamento da tribuna da casa na sessão desta quarta-feira, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) destacou que se faz necessário políticas de assistência social em todas as instâncias do poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, para combater a fome e a miséria, com garantia de direito, sem assistencialismo e com geração de emprego e renda, para que homens e mulheres possam obter, por meios próprios, seu sustento.

 

A vereadora ainda cobrou do governo do estado da Paraíba a política de segurança alimentar e ação afetiva para conter o crescimento da violência no interior do estado, com respeito ao cidadão. Ela também elogiou a política de saúde do município de João Pessoa, assim como também a política estruturante de habitação que já construiu 5,5 mil casas na Capital.

 

Já o vereador Zezinho Botafogo (PSB) em seu pronunciamento elencou as diversas obras de infra-estrutura realizadas na periferia da cidade pela prefeitura, que vem dando continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito anterior, Ricardo Coutinho (PSB).

 

Requerimentos

 

Nesta quarta-feira, os vereadores encaminharam mais 15 requerimentos para apreciação, em sua grande maioria solicitando obras de infra-estruturas em bairros da Capital. Mas o vereador Durval Ferreira (PP), em um dos seus 13 requerimentos, homenageou os contadores pela passagem do seu dia, comemorado em 22 de setembro. E o vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), solicitou uma sessão especial, às 15h do próximo dia 13 de outubro, em comemoração à ‘Semana Mundial da Alimentação’.

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026