A Paraíba o tempo todo  |

Temer convoca CPI para analisar o ‘caso Protógenes’

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), convocou para esta segunda-feira (9), às 16h, uma reunião com a cúpula da CPI do Grampo.

 

Deseja discutir as repercussões da divulgação do material recolhido pela Polícia Federal num laptop e num pen drive do delegado Protógenes Queiroz.

 

Participarão da conversa com Temer os deputados Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) e Nelson Pellegrino (PT-BA), respectivamente presidente e relator da CPI.

 

Também deve participar o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), membro da CPI e vice-presidente da Comissão de Segurança da Câmara.

 

Vai à mesa a proposta de prorrogação dos trabalhos da CPI, que se preparava para votar, na próxima quarta-feira (12), o seu relatório final.

 

Diante da revelação de que Protógenes montou, à margem da Satiagraha, uma máquina de espionagem clandestina, o relatório da CPI converteu-se em lixo.

 

O texto final da CPI fora divulgado por Nelson Pellegrino há dois dias. Descontetara meio mundo. Excluía Protógenes e a ex-cúpula da Abin do rol de indicados.

 

Deputados de oposição e o próprio presidente da CPI cogitavam levar a voto um relatório paralelo.

 

Um texto que levasse à lista de encrencados pelo menos o delegado Protógenes e o ex-diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, hoje embaixador em Portugal.

 

Depois da descoberta dos movimentos clandestinos de Protógenes, a eventual manutenção do texto de Pellegrino sujeita a Câmara à galhofa.

 

“Está claro, claríssimo, que, ao lado da Satiagraha, o delegado Protógenes conduziu uma autêntica Operação Satiagraha 2”, diz Jungmann. “É algo que não pode ser ignorado”.

 

Marcelo Itagiba também se mostra convencido de que a prorrogação da CPI tornou-se inevitável. Até quando? É isso que se vai discutir na reunião com Temer.

 

De resto, a decisão de prorrogar ou não a CPI do Grampo depende da concordância dos líderes partidários, com os quais Temer deve se reunir na terça (10).

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe