A Paraíba o tempo todo  |

TCU investigará contratação de empresa paraibana pelo secretário de Cultura Mario Frias

Atendendo pedido do deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu investigar a empresa paraibana Construtora Imperial Eireli, da Paraíba, contratada pela Secretaria Especial de Cultura, por supostas irregularidades uma contratação.

De acordo com o caso, revelado pelo jornal O Globo, a pasta comandada por Mario Frias contratou sem licitação uma empresa sem funcionários ou sede física.

A investigação é para “avaliar se uma empresa que sequer possui funcionários ou sede física seja competente ou capaz de realizar serviços conservação e manutenção predial em imóvel que está correndo risco de incendiar e desabar”.

A Construtora Imperial Eireli, da Paraíba, foi escolhida para prestar serviços de conservação e manutenção do Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro (CTAV). A sede da empresa seria uma caixa postal em um escritório virtual, a 2.400 km do Rio de Janeiro.

Segundo o jornal, a empresa é propriedade de Danielle Nunes de Araújo, que em 2020 se inscreveu no auxílio emergencial e recebeu o benefício por oito meses. Ao Globo, ela disse que faz reuniões no local, mas o dono da propriedade diz que não se lembra dela ou de qualquer outro funcionário da empresa.

De acordo com a base de dados do Ministério da Economia, que é atualizada anualmente, a Construtora Imperial não possui nenhum funcionário registrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) desde sua inauguração, em 2019.

Já a Secretaria Especial de Cultura disse que a contratação foi “emergencial”, mas foi legal: “O contrato emergencial do CTAV obedeceu aos requisitos legais, e foi escolhida a proposta de menor preço. Segundo a pasta, a Construtora Imperial possui “inúmeros contratos anteriores” com órgãos governamentais.

“A área técnica do Ministério do Turismo observou todas as exigências legais, estando em plena execução das obras”, afirmou a assessoria.

A pasta também afirmou que a contratação da Imperial não foi feita pelo secretário Mário Frias – mas a assessoria não informou quem contratou a construtora. Porém, o extrato de dispensa de licitação 11/2021-UASG 540036, é assinado por Frias em 11 de novembro, conforme edição do Diário Oficial.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe