O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse nesta sexta-feira (25/10), durante o anúncio de R$5,4 bilhões de investimentos para obras de mobilidade urbana no estado de São Paulo, que a parceria democrática entre Governo Federal, estados e municípios tornou possível o resgate dos investimentos na área de mobilidade urbana no país. "O Governo Federal vem fazendo uma parceria republicana, que não olha título de eleitor e não tem partido.
É uma parceria democrática", afirmou ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin.Os recursos são do Pacto da Mobilidade Urbana lançado pela presidente, em junho deste ano, que destinou R$ 50 bilhões para novas obras no setor. O ministro observou que este pacto também foi essencial para viabilizar os investimentos no setor porque não apenas destina recursos como determina as diretrizes e responsabilidades para os projetos e as obras de mobilidade urbana.
Além dos R$ 5,4 bilhões anunciados nesta sexta-feira, São Paulo já recebeu investimentos para mobilidade urbana de aproximadamente R$ 28 bilhões. Deste total, cerca de R$ 1 bilhão são recursos do OGU, R$ 11,3 de financiamento do setor público, R$ 1,5 bilhão participação do setor privado, incluindo financiamentos, e em torno de R$ 13,8 bilhões de contrapartida dos estado e do município. Os recursos foram para obras do metrô, corredor de ônibus, VLT e pavimentação.
No seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff disse que as obras de mobilidade urbana tem custo elevado e exigem uma parceria com os estados e municípios. "Sem o financiamento com taxas de juros subsidiadas não há obras de grande porte", disse. Os financiamentos são de longo prazo, com carência e juros subsidiados. Os governos federal e estadual, segundo ela, se uniram para beneficiar a população de São Paulo. "As avenidas largas de São Paulo trazem uma imagem viva, com pessoas indo e vindo. Não podemos deixar esta imagem associada às dificuldades do trânsito".
A presidenta Dilma disse ainda que o país não investia em metrô porque era caro. Hoje, esta ideia mudou porque o metrô, de acordo com ela, é fundamental para garantir um transporte sem interrupções, além de ser um grande eixo de integração de modais.
Outra obra que terá recursos do OGU da ordem de R$ 500 milhões será o trecho da Linha 9 do trem urbano que ligará a Zona Sul de São Paulo a Varginha. A presidenta também anunciou mais R$ 250 milhões do OGU para construção do trecho da Linha 13 do trem urbano que ligará à Zona Leste ao Aeroporto de Guarulhos. Estes recursos são do Orçamento Geral da União.
Assessoria de Comunicacão Social
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