Categorias: Política

Solução para conter erosão da barreira do Cabo Branco pode vir da Espanha com cimento feito de cinza vulcânica

PUBLICIDADE

Em entrevista a imprensa o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, comentou sobre as articulações da gestão municipal por meio do prefeito Cícero Lucena que está na Espanha e se reuniu com o professor Angel Paloma, do Instituto de Ciências de lá Construcción Eduardo Torroja, para tratar sobre um estudo de recuperação da vegetação da barreira do Cabro Branco visando maior estabilidade e contenção da erosão.

“A questão é que ao longo de décadas a barreira do Cabo Branco sofreu diversos deslizamentos causados pela ação dos ventos, das chuvas e também pelo avanço do mar”, disse o secretário, destacando também que objetivo da reunião com o especialista da Espanha foi viabilizar soluções, bem como propiciar condições para a cooperação técnico-científica entre as duas instituições para implementação de atividades conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação para proteger a barreira do Cabo Branco.

“Eles também conversaram sobre o cimento híbrido, do mesmo tipo do que foi utilizado em construções romanas que datam de dois mil anos. Após conversa com Angel Paloma, o prefeito da capital paraibana mostrou interesse em importar o cimento híbrido que pode dar certo para evitar futuros deslizamentos e recuperar a barreira. Mas antes de qualquer decisão, a assessoria informou que serão realizadas análises técnicas na área”, finalizou Welison Silveira.

Recentemente o prefeito Cícero Lucena se reuniu, com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal, onde os gestores discutiram parcerias entre as instituições para a preservação e recuperação da barreira do Cabo Branco.

“Esta reunião aproxima a UFPB das demandas da cidade. A Universidade vai poder nos orientar nos principais problemas que identificamos, ajudando, entre outras coisas, na forma tecnológica para a questão da estabilização e proteção da barreira. Isso deve ser feito, inclusive, aproveitando experiências internacionais”, declarou o prefeito.

O reitor Valdiney Gouveia afirmou que a Universidade tem muito a contribuir com o processo. “Temos expertise, equipamentos e profissionais que podem somar e trabalhar junto à Prefeitura para que possamos reverter o quadro de deterioração naquela área”, disse.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025