Categorias: Política

Serra pede escolta da Polícia Federal

PUBLICIDADE

Tucano é o terceiro presidenciável a requisitar o serviço. Na terça-feira, houve tumulto durante um ato de campanha

 

Somente ontem, o candidato do PSDB, José Serra, requisitou a segurança da Polícia Federal (PF), um direito garantido a todos os presidenciáveis. A situação estava preocupando o governo, principalmente depois do incidente envolvendo militantes tucanos e jornalistas ocorrido na terça-feira, em São Bernardo do Campo (SP). O pedido de escolta policial foi feito depois que o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, ligou para a coordenação de campanha do PSDB alertando que havia uma equipe de agentes à disposição em São Paulo.

O uso de segurança federal pelos candidatos à Presidência da República é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige da PF um determinado número de policiais para acompanhar os políticos. Até ontem pela manhã, só três postulantes ao Palácio do Planalto — Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Maria Eymael (PSDC) — haviam requerido um grupo de agentes federais.

A equipe de campanha de Serra somente fez o pedido depois de um telefonema de Corrêa a Fábio Feldman — um dos assessores dos tucanos — mostrando preocupação, já que ninguém do PSDB havia procurado a superintendência da PF em São Paulo, onde um grupo de agentes, comandados por um delegado, estava à disposição. No fim da tarde, a Polícia Federal(1) informou que Serra aceitou a escolta.

O candidato tucano também poderia rejeitar a segurança. Mas, para isso, teria que assinar um documento recusando a escolta, como fez a ex-senadora Heloisa Helena em 2006, quando era a candidata do PSol à Presidência da República. Além disso, o PSDB poderia pedir uma segurança eventual, como fez esta semana Ivan Pinheiro, que disputa o Palácio do Planalto pelo PCB. Em uma viagem a Sergipe, ele requisitou escolta da PF durante uma carreata em Aracaju, mas não anda permanentemente com segurança. Outros quatro candidatos de pequenos partidos também não haviam procurado a PF para requerer a força policial.

Tumulto

Na terça-feira, durante um evento em São Bernardo do Campo, por pouco Serra não foi envolvido em um tumulto provocado por seus seguranças, militantes e jornalistas. O candidato tucano tomava café em uma padaria no Largo da Matriz quando a confusão começou a poucos metros, no momento em que cinegrafistas e fotógrafos se acotovelaram para colher uma melhor imagem do tucano e foram retirados das mesas onde haviam subido por seguranças. Ninguém ficou ferido gravemente e a caminhada de Serra continuou por pelo menos mais 15 minutos.

1 – Orçamento

A Polícia Federal é obrigada a manter um orçamento próprio e um efetivo definido para dar segurança aos candidatos à Presidência da República em todos os seus deslocamentos. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem forma de lei, embora a escolta possa ser recusada. O trabalho da PF fica por conta da Coordenação-Geral de Defesa Institucional, que é quem faz o acompanhamento das eleições brasileiras e cuida da segurança do pleito.

Consulte se o seu título de eleitor está regular no site do TSE www.tse.gov.br
 

 

 

Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024