Por pbagora.com.br

A Assembléia Legislativa vai realizar um seminário no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) com o intuito de discutir os efeitos das sucessivas normas legais e infralegais, cuja forma é de lei, mas não tem força de lei, sob a renegociação das Operações de Crédito Rural e endividamento na região Nordeste. O Seminário “Crédito e Endividamento Rural no Semiárido Nordestino: Causas e Soluções”, foi uma proposta do deputado estadual Francisco de Assis Quintans (DEM) e acontece nesta sexta-feira (07), com a participação de personalidades do meio político e empresarial do país, a exemplo do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) e dos senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Moraes (DEM).

O presidente da Asplan, Raimundo Nonato, vai presidir os trabalhos do terceiro painel do evento.

O deputado estadual Asssis Quintans justifica a importância do evento argumentando que é preciso se discutir a recuperação do setor agrário, bem como a busca de soluções para o endividamento junto às instituições financeiras que se configura como uma questão de política pública e interessa a toda sociedade, não apenas ao produtor rural. Para ele, “o alto endividamento do setor rural é uma vergonha para o país”. O deputado afirma ainda que é difícil explicar ou mesmo admitir que o mais farto setor da economia brasileira seja, ao mesmo tempo, o mais mal remunerado, a ponto de não se mensurar a capacidade de pagamento de financiamento do produtor rural.

Para o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, o seminário será de grande pertinência para o setor rural. “É com satisfação que receberemos todos aqueles que venham discutir o problema do endividamento do setor. Esperamos que daqui surjam soluções que fortaleçam o segmento produtivo nacional, especialmente dos produtores canavieiros que representam um sustentáculo econômico muito importante no Nordeste e que também sofre com essa questão de endividamento”, disse Nonato.

O evento terá início às 8h30 com o protocolo da Assembléia Legislativa da Paraíba na presença do presidente da AL, o deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB) e do autor da propositura. Às 9h00 o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) fará a abertura do seminário. O primeiro painel a ser apresentado trará o tema “Perfil do endividamento rural no Banco do Nordeste: causas e possiveis soluções”. O expositor será o secretário de Agricultura familiar do BNB, Luis Sérgio Farias Machado. “Endividamento: por um crédito ruaral mais justo”, será o tema do segundo painel e “Atuação do Banco do Brasil na Paraíba e Balanço dos resultados obtidos” será o tema do terceiro painel, apresentado pelo representante do BB, Francisco Alves dos Santos, tendo como presidente o dirigente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira e os debatedores Guilherme Ferreira, da FAEPA, e Francisco Elias Ramos, da EMATER.

O último painel, com o tema “As leis de repactuação e Alongamento das dívidas rurais”, às 15h00, trará os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Moraes (DEM), como expositores.
 

 

Da Redação

Notícias relacionadas

Disposto a ouvir, MDB quer debater pauta política com João Azevêdo

O colegiado emedebista na Paraíba aprovou, nesta segunda-feira (19), durante reunião virtual a sugestão de uma reunião com o governador João Azevêdo para tratar de assuntos políticos e administrativos. O…

Opinião: a pandemia mudou o mundo e fez o PT buscar novos caminhos para enfrentar Bolsonaro

A grande história do ser humano foi marcada, em momentos cruciais, com avanços científicos, tecnológicos e até mesmo guerras. E sim! O homem vive, na atualidade, essas três vertentes de…