Categorias: Política

Senado tem novas denúncias de funcionários fantasmas

PUBLICIDADE

Denúncias de funcionários fantasmas voltaram a aparecer no Senado nesta semana. E os senadores resolveram tomar uma providência –mas para conter o vazamento de informações sobre supostas irregularidades.

Por conta de um vazamento, mais um diretor perdeu o cargo: Carlos Muniz, da Secretaria de Telecomunicações. Ele tinha acesso a informações sigilosas de senadores. A direção da Casa também vai abrir sindicância para apurar quem vazou informações sobre o senador Tião Viana (PT-AC). A conta do celular que ele emprestou para a filha viajar teria custado R$ 14.700.

Mas nem sempre a direção age tão rápido –nem quando paga salário para funcionário que não aparece no Senado. É o caso de Amélia Pizato, lotada no gabinete de Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela é sogra de um assessor do senador. Segundo vizinhos, ela não trabalha fora de casa.

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), disse que o caso deve ser investigado. “Caso haja qualquer prática de delito ou falta de ética, poderá ser acionada a Corregedoria e, depois, o Conselho de Ética”, afirmou.

Paulo Octávio

Já Mirocelis Barbosa da Silva é lotado no gabinete de Adelmir Santana (DEM-DF), mas presta serviço no escritório político do atual vice-governador do Distrito Federal e ex-senador Paulo Octávio (DEM). Mirocelis foi nomeado em 2003 para o gabinete dele. Octávio renunciou ao cargo quando se elegeu vice.

Mirocelis acompanha o vice-governador. Imagens obtidas pela TV Globo mostram ele e Paulo Octávio na festa de aniversário de um pastor. E, em conversa telefônica gravada, ele confirma que trabalha com o vice. “Eu faço trabalho político com os parlamentares ‘evangélico’ e representando o Paulo Octávio em eventos ‘evangélico’ que ele não pode ir”, disse.

Pessoalmente, ele tentou desmentir o que havia dito. “Eu? Eu venho aqui [no Senado], sempre eu ‘tô’ aqui, principalmente terça, quarta e quinta”, afirmou. O vice-governador disse que Mirocelis trabalha para o senador Santana.

Apesar de todas as denúncias, Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro secretário da Casa, disse que não trata dessas questões e que cada senador é responsável pelo seu gabinete.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) defende a adoção de regras claras. “É preciso que se faça uma reforma pra valer, para deixar bem claras as regras. Quem não se amoldar, responde por quebra de decoro”, disse.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de Campina Grrande

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

João Azevêdo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual nesta segunda

O governador João Azevêdo lança, nesta segunda-feira (29), o calendário das Audiências Públicas Regionais do…

29 de abril de 2024