A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Polícia Militar descobriram um túnel que estava em construção na Penitenciária Raimundo Asfora, o presídio do Serrotão, em Campina Grande, e frustraram plano de fuga.
Na operação "Ocaso II”, foram mobilizados 20 agentes penitenciários e 30 policiais militares, que localizaram o túnel numa das celas do pavilhão 5. O setor de inteligência obteve informações sobre a atividade dos detentos e repassou à Gerência Executiva do Sistema Penitenciário, que ordenou a operação.
Na tarde dessa quinta-feira (7), o pavilhão foi esvaziado e a força policial localizou a escavação feita na parede de uma das camas. O buraco estava escondido sob fotografias de revistas. Além do túnel, os agentes apreenderam 15 papelotes de maconha e um Iphone. Essas ações integram o programa de contenção qualificada da Seap.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, coronel Washington França, uma sindicância será aberta para apurar os fatos.
Em menos de 24 horas essa é a segunda ação de impacto realizada pela Secretaria. Na noite da quarta-feira (6), dois homens apontados como mandantes do esquartejamento de duas mulheres já tinham sido apresentados à polícia, após serem identificados pelo serviço de inteligência.
Secom-PB