Categorias: Política

Sales Gaudêncio toma posse na APL hoje

PUBLICIDADE

O professor Francisco de Sales Gaudêncio deverá ser oficializado como novo “imortal” da Academia Paraibana de Letras – APL – na próxima sexta-feira, 20 de agosto. Sales Gaudêncio foi eleito em março deste ano para ocupar a Cadeira n° 18, cujo patrono é Irineu Joffily, vaga com o falecimento de Luiz Hugo Guimarães. A posse está prevista para acontecer às 18h15 no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O novo “imortal” será saudado pelo Acadêmico Hildeberto Barbosa Filho.

Sales Gaudêncio chega à academia com grande receptividade e disse estar feliz e honrado por ter a oportunidade de fazer parte de um centro dinâmico da cultura paraibana, integrando a academia ao lado de grandes figuras. A eleição ocorreu no dia 11 de março e contou com 32 votantes, dos quais 28 o escolheram para compor os quadros da APL.

“Sales foi desde sempre um homem de iniciativa, uma máquina de ideias, vórtice empreendedor, sempre com uma proposta nova na cabeça e um projeto na mão. Mas, todos mobilizados em torno de instituições públicas, de aparelhos governamentais voltados para cultura e educação, para o bem público”. Assim o definiu seu orientador, José Jobson de Andrade Arruda, professor titular da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, Sales Gaudêncio tem dedicado sua vida à educação. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, desenvolvendo um notório e exaustivo trabalho pela recuperação e melhoria dos índices de desenvolvimento da educação no Estado.

Esta é a segunda vez que ele assume o cargo de Secretário da Educação do Estado, tempo emprestado seu talento e sua dedicação também a outros órgãos ligados à cultura paraibana, como é o caso da Fundação Espaço Cultural, onde já foi presidente. Ao longo de vários anos dedicados à educação e às artes, Sales Gaudêncio coroa sua trajetória e sua contribuição intelectual ao Estado com a posse na Academia Paraibana de Letras.

Francisco de Sales Gaudêncio é natural de São João do Rio do Peixe, sertão da Paraíba. Tem graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal de Pernambuco e adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História Econômica com ênfase em História da Formação Econômica do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história regional, nova história cultural, biografia social e preservação patrimonial, além de legislação de proteção ao patrimônio cultural e ambiental.

Redação (com assessoria)

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024