“Você sabe como o que você paga de imposto de renda é efetivamente aplicado pelo Governo Federal?”. Partindo deste questionamento, o deputado federal Ruy Carneiro apresentou no Congresso Nacional um projeto de lei (PL 5880/2019) que cria o Demonstrativo Individual de Financiamento do Orçamento Geral da União (DIFOG).
“Minha intenção é dar total transparência a como é aplicado o imposto pago pelo cidadão que declara o IR. Detalhar como todo valor recolhido financia as áreas atendidas pelo orçamento público, a exemplo da saúde e educação”, explica Ruy.
Pela proposta do parlamentar paraibano, ao enviar o Imposto de Renda anual, o declarante receberá automaticamente o extrato de como o Governo gastou o recurso arrecadado no ano anterior.
O extrato trará, por exemplo, quanto foi direcionado para a folha de pagamento do servidor público, para a Previdência Social, com juros e encargos da dívida, material de consumo, serviços de terceiros e outras despesas correntes.
“Este é um modelo de transparência já aplicado em Países como a Austrália é que é exigido por todos nós que queremos um novo Brasil. As pessoas precisam ter oportunidade de saber para onde o dinheiro delas está indo”, defende Ruy.
PB Agora
Total
1
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Advogado paraibano admite comandar sigla de Bolsonaro na PB, o Aliança pelo Brasil: “Satisfeito com os acontecimentos”

Aliança pelo Brasil, partido que será encabeçado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, após deixar o PSL. O diretório da sigla na Paraíba já pode ter um comandante. O advogado…

Socialista cobra punição a deputado que praticou ato de racismo na Câmara

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o deputado estadual Jeová Campos (PSB), fez questão de protestar contra o ato do deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) que arrancou…