Categorias: Política

Rômulo respalda iniciativa de Temer de transferir recursos da seca dos Estados para o Dnocs

PUBLICIDADE

Apesar de alguns deputados da Paraíba, na Assembleia Legislativa, tacharem de retaliação a decisão do Governo Federal de retirar dos Estados a gestão dos recursos para a seca e transferir a competência para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) foi de encontro a tese de colegas e classificou a decisão como acertada.

Para Rômulo, os recursos, agora nas mãos do Dnocs, serão distribuídos de forma mais republicana, sem cores partidárias ou picuinhas políticas que impeçam a distribuição igualitária.

“O GoverNo não está deixando os Estados de lado. Na verdade os estados terão um papel importante na política de combate à seca. Agora é inadmissível que se tenha uma estrutura como a do Departamento Nacional de Obras contra a seca – o Dnocs – que é um órgão importante do governo federal, ligado ao Ministério da Integração, e que ele não tenha papel. Por outro lado existem governadores que pegam os recursos do governo federal e não utilizam de forma republicana. Essa é a grande realidade”, desabafou.

Rômulo disse que na semana passada recebeu alguns prefeitos paraibanos que relataram não estarem sendo contemplados com os recursos e tampouco pela operação pipa.

“Essa semana eu estive com o Ministro da Integracao, Helder Barbalho, porque vários municípios que estão em situação difícil devido a seca, procuram o governo do estado, mesmo o governo federal mandando recurso, não tem acesso a carro pipa, a programas, ou seja, termina ficando uma forma linear, pelo menos agora, em meio a essa disputa, fica algo mais republicano”, explicou.

O deputado acredita que a política local acabava afetando a destinação dos recursos e agora, com o Dnocs a frente da distribuição, todos os municípios serão contemplados.

“Infelizmente em alguns estados, devido a política local, não existe uma forma republicada de distribuição dos recursos. Eu acho que nada melhor do que o Dnocs, que é o departamento nacional de obras contra as secas poder atuar nesse momento difícil de crise hídrica, atendendo estados e municípios. É prudente a iniciativa de Temer e conta com meu integral apoio”, arrematou.

 



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024