A Paraíba o tempo todo  |

Rômulo respalda iniciativa de Temer de transferir recursos da seca dos Estados para o Dnocs

Apesar de alguns deputados da Paraíba, na Assembleia Legislativa, tacharem de retaliação a decisão do Governo Federal de retirar dos Estados a gestão dos recursos para a seca e transferir a competência para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) foi de encontro a tese de colegas e classificou a decisão como acertada.

Para Rômulo, os recursos, agora nas mãos do Dnocs, serão distribuídos de forma mais republicana, sem cores partidárias ou picuinhas políticas que impeçam a distribuição igualitária.

“O GoverNo não está deixando os Estados de lado. Na verdade os estados terão um papel importante na política de combate à seca. Agora é inadmissível que se tenha uma estrutura como a do Departamento Nacional de Obras contra a seca – o Dnocs – que é um órgão importante do governo federal, ligado ao Ministério da Integração, e que ele não tenha papel. Por outro lado existem governadores que pegam os recursos do governo federal e não utilizam de forma republicana. Essa é a grande realidade”, desabafou.

Rômulo disse que na semana passada recebeu alguns prefeitos paraibanos que relataram não estarem sendo contemplados com os recursos e tampouco pela operação pipa.

“Essa semana eu estive com o Ministro da Integracao, Helder Barbalho, porque vários municípios que estão em situação difícil devido a seca, procuram o governo do estado, mesmo o governo federal mandando recurso, não tem acesso a carro pipa, a programas, ou seja, termina ficando uma forma linear, pelo menos agora, em meio a essa disputa, fica algo mais republicano”, explicou.

O deputado acredita que a política local acabava afetando a destinação dos recursos e agora, com o Dnocs a frente da distribuição, todos os municípios serão contemplados.

“Infelizmente em alguns estados, devido a política local, não existe uma forma republicada de distribuição dos recursos. Eu acho que nada melhor do que o Dnocs, que é o departamento nacional de obras contra as secas poder atuar nesse momento difícil de crise hídrica, atendendo estados e municípios. É prudente a iniciativa de Temer e conta com meu integral apoio”, arrematou.

 



PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe