Categorias: Política

Rômulo respalda iniciativa de Temer de transferir recursos da seca dos Estados para o Dnocs

Apesar de alguns deputados da Paraíba, na Assembleia Legislativa, tacharem de retaliação a decisão do Governo Federal de retirar dos Estados a gestão dos recursos para a seca e transferir a competência para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) foi de encontro a tese de colegas e classificou a decisão como acertada.

Para Rômulo, os recursos, agora nas mãos do Dnocs, serão distribuídos de forma mais republicana, sem cores partidárias ou picuinhas políticas que impeçam a distribuição igualitária.

“O GoverNo não está deixando os Estados de lado. Na verdade os estados terão um papel importante na política de combate à seca. Agora é inadmissível que se tenha uma estrutura como a do Departamento Nacional de Obras contra a seca – o Dnocs – que é um órgão importante do governo federal, ligado ao Ministério da Integração, e que ele não tenha papel. Por outro lado existem governadores que pegam os recursos do governo federal e não utilizam de forma republicana. Essa é a grande realidade”, desabafou.

Rômulo disse que na semana passada recebeu alguns prefeitos paraibanos que relataram não estarem sendo contemplados com os recursos e tampouco pela operação pipa.

“Essa semana eu estive com o Ministro da Integracao, Helder Barbalho, porque vários municípios que estão em situação difícil devido a seca, procuram o governo do estado, mesmo o governo federal mandando recurso, não tem acesso a carro pipa, a programas, ou seja, termina ficando uma forma linear, pelo menos agora, em meio a essa disputa, fica algo mais republicano”, explicou.

O deputado acredita que a política local acabava afetando a destinação dos recursos e agora, com o Dnocs a frente da distribuição, todos os municípios serão contemplados.

“Infelizmente em alguns estados, devido a política local, não existe uma forma republicada de distribuição dos recursos. Eu acho que nada melhor do que o Dnocs, que é o departamento nacional de obras contra as secas poder atuar nesse momento difícil de crise hídrica, atendendo estados e municípios. É prudente a iniciativa de Temer e conta com meu integral apoio”, arrematou.

 



PB Agora

Últimas notícias

Oposição na CMJP inicia coleta de assinaturas para CPI sobre facções nas eleições de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…

11 de fevereiro de 2026

Pastora e ativista Morgana Macena anuncia pré-candidatura a vice na chapa de Wallber, em Cabedelo

A pastora e ativista humanitária Morgana Macena anunciou, nessa terça-feira (10), sua pré-candidatura a vice-prefeita…

11 de fevereiro de 2026

Operação fecha mais um ponto de venda de drogas na cidade de São Bento

A operação de combate ao tráfico de drogas na cidade de São Bento teve mais…

11 de fevereiro de 2026

Escola do Legislativo da ALPB prorroga inscrições para cursinho Pré-Enem 2026

A Escola do Legislativo da Paraiba (ElegisPB) prorrogou até esta quarta-feira (11) as inscrições para…

11 de fevereiro de 2026

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…

11 de fevereiro de 2026

Análise | Da rima ofensiva ao abraço político: o novo papel de Pedro

A política paraibana tem memória — e a internet também. Não faz muito tempo, o…

11 de fevereiro de 2026