Apesar de alguns deputados da Paraíba, na Assembleia Legislativa, tacharem de retaliação a decisão do Governo Federal de retirar dos Estados a gestão dos recursos para a seca e transferir a competência para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) foi de encontro a tese de colegas e classificou a decisão como acertada.
Para Rômulo, os recursos, agora nas mãos do Dnocs, serão distribuídos de forma mais republicana, sem cores partidárias ou picuinhas políticas que impeçam a distribuição igualitária.
“O GoverNo não está deixando os Estados de lado. Na verdade os estados terão um papel importante na política de combate à seca. Agora é inadmissível que se tenha uma estrutura como a do Departamento Nacional de Obras contra a seca – o Dnocs – que é um órgão importante do governo federal, ligado ao Ministério da Integração, e que ele não tenha papel. Por outro lado existem governadores que pegam os recursos do governo federal e não utilizam de forma republicana. Essa é a grande realidade”, desabafou.
Rômulo disse que na semana passada recebeu alguns prefeitos paraibanos que relataram não estarem sendo contemplados com os recursos e tampouco pela operação pipa.
“Essa semana eu estive com o Ministro da Integracao, Helder Barbalho, porque vários municípios que estão em situação difícil devido a seca, procuram o governo do estado, mesmo o governo federal mandando recurso, não tem acesso a carro pipa, a programas, ou seja, termina ficando uma forma linear, pelo menos agora, em meio a essa disputa, fica algo mais republicano”, explicou.
O deputado acredita que a política local acabava afetando a destinação dos recursos e agora, com o Dnocs a frente da distribuição, todos os municípios serão contemplados.
“Infelizmente em alguns estados, devido a política local, não existe uma forma republicada de distribuição dos recursos. Eu acho que nada melhor do que o Dnocs, que é o departamento nacional de obras contra as secas poder atuar nesse momento difícil de crise hídrica, atendendo estados e municípios. É prudente a iniciativa de Temer e conta com meu integral apoio”, arrematou.
PB Agora
Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…
A pastora e ativista humanitária Morgana Macena anunciou, nessa terça-feira (10), sua pré-candidatura a vice-prefeita…
A operação de combate ao tráfico de drogas na cidade de São Bento teve mais…
A Escola do Legislativo da Paraiba (ElegisPB) prorrogou até esta quarta-feira (11) as inscrições para…
Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…
A política paraibana tem memória — e a internet também. Não faz muito tempo, o…