Categorias: Política

Ricardo, conquistando territórios

PUBLICIDADE

Convenhamos. Ricardo Coutinho já derrubou a tese da “Ponte do Rio Sanhauhá”. É por trás dela que seus adversários se escondem quando querem disfarçar para os outros, e para si mesmo, o medo de perceber o avanço do prefeito da Capital interior da Paraíba adentro. “Ele não passa do Rio Sanhauhá”, dizem em coro. A tese, no entanto, vem se afundando assim como as tilápias do velho afluente do Rio Paraíba.

Assim como um bandeirante, Ricardo vem, pouco a pouco, fazendo com que seu nome vá cortando matas e desbravando o interior do Estado, desenhando em tons de laranja uma trilha que poderá levá-lo ao Palácio da Redenção. A presença do prefeito de João Pessoa em Campina Grande, espécie de Tróia eleitoral na Paraíba, por onde só reinam campinenses, é um exemplo disso.

De posse do “Green Card” fornecido por Daniella Ribeiro, Ricardo entrou em Campina, interagiu com base política ligada a Cássio e, o mais impressionante, recebeu sinais positivos de eleitores anônimos. Diz-se que na casa dos Ribeiros um garçom campinense chegou a pedir permissão para falar com Ricardo e dizer-lhe que está pronto para votar nele em 2010.

Em Campina, para resumir, Ricardo fez barba, cabelo e bigode. Especialmente, porque teve na cidade, mais uma vez, a capacidade de falar de sua administração em João Pessoa. Ora, é da gestão que aplica na Capital que Ricardo faz seu melhor cartão-de-visita. É com ele que Ricardo vai, apesar de não dar muitos sorrisos, angariando simpatia Paraíba adentro.

É claro que a gestão de Ricardo na Capital, como já mencionei várias vezes, é do ponto de vista de imagem superfaturada uma vez que a imprensa não lhe aponta com ênfase as pequenas falhas. Mas e daí? O que vale é o que repercute. E, para o interior do Estado, não há como negar, o prefeito da Capital é sinônimo de bom gestor. Vale registrar que Ricardo tem uma vantagem sobre os outros gestores de boas administrações no Estado. Ele governa a Capital. Ora, João Pessoa é a cidade mais paraibana da Paraíba. Todo paraibano mora ou visita João Pessoa, levando na memória, de volta a sua cidade, as fotografias da gestão de Ricardo.

Ou seja, mesmo não indo ao interior, ele tem a vantagem de saber que o interior vem a Capital, num movimento digno de Maomé. Ainda mais: a vida em João Pessoa repercute mais, em função da mídia local, em Uiraúna, por exemplo, do que a vida de Pilar repercute em João Pessoa. Contando com isso, o prefeito da Capital vai se estadualizando, tendo como bases em construção cidades como Cajazeiras e Mamanguape.

Na Grande João Pessoa, Ricardo já transita bem. Em Bayeux, na campanha para prefeito, Expedito Pereira (PSB) apelava para presença de Ricardo em comícios. Ele foi uma vez e virou peça de propaganda partidária para Expedito.

No caso de Campina, já é um sinal de ousadia entrar na cidade, fazer política e não ser de todo rejeitado, dado o “bairrismo” da cidade. Configurado, portanto, a aliança com Cássio, é provável que o Mago possa até “deitar e rolar” na Serra da Borborema. Por uma questão muito simples: como Campina não terá candidato ao governo de lá, será escolhido o que tiver melhor procurador na cidade. E é provável que os campinenses, em tom de vingança pela cassação, dê ao escolhido de Cássio a votação compensatória. Para fechar a provocação, falta apenas visitar Araruna, terra de Maranhão.

Enfim, para compensar as perdas políticas dentro do PSB, o prefeito Ricardo Coutinho vai aos pouquinhos avançando na conquista de territórios eleitorais, como um franco jogador de War.

Tem consciência de que a guerra será vencida por quem se movimentar mais.

 

Em tempo – Por falar em conquistar territórios, o prefeito Ricardo Coutinho tomou ontem café da manhã com o prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, do PMDB. O desjejum foi feito na casa de Marcus Odilon, em Tambaú, diante de um oceano de possibilidades.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024