Categorias: Política

Representantes paraibanos de órgãos de fiscalização, do judiciário e do MP estão otimistas no combate à corrupção no Brasil

PUBLICIDADE

Representantes de órgãos de controle, fiscalização, do Poder Judiciário e do Ministério Público no Estado da Paraíba estão otimistas quanto ao fortalecimento das ações de combate a Corrupção no Brasil a partir do próximo ano.

 

Para o promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), as novas medidas de combate representam a digestão por vários especialistas de domínio do que de fato pode evitar ou minorar condutas sem a devida integridade ou respeito às leis.

 

“A Transparência Internacional e vários outros atores estão mobilizados para que os agentes políticos e não só o presidente eleito tenha coerência e cumpram o que propuseram, vários destes assinaram o compromisso em implementar essas medidas caso fossem eleitos, até porque o combate a corrupção e a violência foram os pontos mais lembrados e exigidos pelos cidadãos”, afirmou.

 

Octávio Paulo Neto acredita que o novo presidente e sua equipe tenha um grande desafio, pois em sua opinião, o maior problema no serviço público é de gestão e mentalidade. “Para que ele tenha sucesso na implantação de tais medidas deve ousar enfrentar a resistência a inovação”, comentou.

 

Já para o juiz Aluízio Bezerra Filho, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública na Capital, as medidas contra corrupção visam dificultar as concessões de benefícios ao reeducando como progressão de regime prisional e agilizar a tramitação dos processos. “O quê for para endurecer o enfrentamento dos Crimes e da violência urbana, o presidente Bolsonaro vai acatar, agora o grande debate será no Congresso Nacional, onde esperamos que essas medidas sejam de fato aprovadas”, afirmou o magistrado, que também defende a especialização da Justiça para os crimes de corrupção.

 

O advogado Harrison Targino, professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), disse que é fundamental importância à disposição de lutar contra a corrupção, que afeta diretamente a vida dos brasileiros. “Esta luta será ainda mais fortalecida, com a decisão do ex-juiz Sérgio Moro buscar as medidas concretas para tratar a epidemia da corrupção no País”, comentou. Harrison Targino ressaltou, no entanto, que é bom que a população fique atenta, e saibam que essas medidas precisam ainda passar pelo Plenário do Congresso Nacional. “Se a população não estiver vigilante, corre o risco dessas medidas não serem implementadas e barradas pelo Congresso”.

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024