Categorias: Política

Representantes paraibanos de órgãos de fiscalização, do judiciário e do MP estão otimistas no combate à corrupção no Brasil

Representantes de órgãos de controle, fiscalização, do Poder Judiciário e do Ministério Público no Estado da Paraíba estão otimistas quanto ao fortalecimento das ações de combate a Corrupção no Brasil a partir do próximo ano.

 

Para o promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), as novas medidas de combate representam a digestão por vários especialistas de domínio do que de fato pode evitar ou minorar condutas sem a devida integridade ou respeito às leis.

 

“A Transparência Internacional e vários outros atores estão mobilizados para que os agentes políticos e não só o presidente eleito tenha coerência e cumpram o que propuseram, vários destes assinaram o compromisso em implementar essas medidas caso fossem eleitos, até porque o combate a corrupção e a violência foram os pontos mais lembrados e exigidos pelos cidadãos”, afirmou.

 

Octávio Paulo Neto acredita que o novo presidente e sua equipe tenha um grande desafio, pois em sua opinião, o maior problema no serviço público é de gestão e mentalidade. “Para que ele tenha sucesso na implantação de tais medidas deve ousar enfrentar a resistência a inovação”, comentou.

 

Já para o juiz Aluízio Bezerra Filho, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública na Capital, as medidas contra corrupção visam dificultar as concessões de benefícios ao reeducando como progressão de regime prisional e agilizar a tramitação dos processos. “O quê for para endurecer o enfrentamento dos Crimes e da violência urbana, o presidente Bolsonaro vai acatar, agora o grande debate será no Congresso Nacional, onde esperamos que essas medidas sejam de fato aprovadas”, afirmou o magistrado, que também defende a especialização da Justiça para os crimes de corrupção.

 

O advogado Harrison Targino, professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), disse que é fundamental importância à disposição de lutar contra a corrupção, que afeta diretamente a vida dos brasileiros. “Esta luta será ainda mais fortalecida, com a decisão do ex-juiz Sérgio Moro buscar as medidas concretas para tratar a epidemia da corrupção no País”, comentou. Harrison Targino ressaltou, no entanto, que é bom que a população fique atenta, e saibam que essas medidas precisam ainda passar pelo Plenário do Congresso Nacional. “Se a população não estiver vigilante, corre o risco dessas medidas não serem implementadas e barradas pelo Congresso”.

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026