Relator da LDO, Wilson Filho participa de audiência pública e dialoga com instituições sobre orçamento

PUBLICIDADE

O deputado estadual e líder do governo, Wilson Filho (Republicanos), participou na manhã desta quarta-feira (18), da audiência pública promovida pela Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para discutir o Projeto de Lei nº 3.740/2022, de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O parlamentar é relator do projeto.

A audiência pública contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Judiciário, de autarquias, sindicatos e da sociedade civil organizada e abriu espaço para o diálogo entre os participantes na elaboração das prioridades dos investimentos do Governo da Paraíba para o ano de 2023.

“Estamos debatendo um tema técnico e complexo. A LDO é algo que funciona como o pilar de todo o orçamento do ano que vem, planejando tudo que será investido em áreas essenciais. Essa é a mais importante votação do primeiro semestre e hoje estamos dando oportunidade para que qualquer instituição possa dar sua opinião e apresentar sugestões para as emendas”, afirmou Wilson Filho.

Como relator do projeto, Wilson Filho acrescentou que irá abranger o máximo de sugestões para que a Paraíba tenha um orçamento que atenda às necessidades da população. O deputado ainda ressaltou a importância do cumprimento do Calendário de Implementação Regimental que prevê a inclusão do projeto na pauta para análise e votação a partir de 10 de junho.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins de Carvalho, destacou a importância da audiência pública. “Trata-se de um texto que disciplina as metas fiscais que o Estado almeja alcançar em 2023, a despesa com pessoal, a aplicação mínima de recursos nas áreas da Educação, Saúde. Ainda de acordo com o secretário, “até o mês de setembro o Governo do Estado encaminha à Assembleia o Projeto de Lei Orçamentária Anual visando definir o orçamento para o ano de 2023″.

A audiência pública contou com a participação do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fernando Catão; defensor público geral, Ricardo José Costa; procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto; presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Gilberto de Medeiros; presidente da ADUEPB, José Helder; entre vários outros representantes de instituições.

Diretrizes

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer nas principais diretrizes da Administração Pública as suas metas e prioridades no que se refere aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, principalmente para a elaboração do Orçamento. Ela antecede e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com o calendário de tramitação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 3.740/2022, a partir do próximo dia 20 de maio até o dia 8 de junho estará aberto o prazo para parecer definitivo da LDO. O parecer deverá ser publicado até o dia 9 de junho no Diário do Poder Legislativo. Desta forma, a partir do dia 10 de junho o texto deverá estar disponível para ser incluso na Ordem do Dia. As emendas ao PL devem ser apresentadas até esta quinta-feira (19).

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das…

15 de maio de 2024

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024