Categorias: Política

Rejeição a novo sistema eleitoral é falta de sintonia com a sociedade

PUBLICIDADE

O líder Efraim Filho (DEM-PB) criticou a decisão da Câmara de rejeitar mudanças no sistema eleitoral e disse que faltou sintonia da Casa com a sociedade. “Com a rejeição às mudanças, os deputados não poderão reclamar se o Poder Judiciário ocupar uma lacuna que nós próprios deixamos”, acrescentou.

Ao longo dos últimos dias, o líder se dedicou às articulações para garantir um modelo político mais transparente e simples, que fosse entendido pelos brasileiros e que ampliasse a representatividade na política. Efraim Filho, muitos deputados e, em especial, a sociedade brasileira foram derrotados na noite desta terça-feira.

“Alguns deputados optaram por permanecer numa zona de conforto de um modelo que está esgotado, exaurido e se mostrou ineficiente em função de uma série de distorções. As regras atuais só afastaram os eleitores de seus representantes”, afirmou o líder Efraim Filho.

Nas últimas semanas, os deputados se debruçaram sobre duas vertentes. A primeira, prevista na PEC 77/03, previa a adoção do sistema distrital misto para as eleições a partir de 2022 e o modelo majoritário/distritão para as eleições de 2018 e 2020.

A PEC 282/16, por sua vez, estabelece cláusula de desempenho para os partidos acessarem recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda eleitoral, além de proibir coligações nas eleições proporcionais. Esta matéria pode ser aprovada, mas, segundo Efraim Filho, as alterações são “tímidas” diante da necessidade de alterar um modelo político que só produziu um ciclo vicioso de escândalos, corrupção e prisões.

Por se tratarem de emendas à Constituição, ambas precisavam do apoio de 308 dos 513 deputados. Para que as mudanças passem a valer para as eleições de 2018, elas têm de ser aprovadas até dia 7 de outubro. O debate, no entanto, não avançou. “Demos a pior resposta que se podia esperar do Parlamento: a omissão”.



Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024