Categorias: Política

RC e Maranhão voltam a trocar farpas em debate

PUBLICIDADE

CLIMA QUENTE: Ricardo Coutinho e Zé Maranhão travam novo confronto neste segundo turno; ironias, farpas e troca de acusações marcam debate na TV

Faltando 15 dias para a Paraíba conhecer seu próximo governador, mais uma vez José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSDB) se confrontaram em um debate. Desta vez realizado pela TV Correio, na noite desta segunda-feira (18), esse foi o segundo embate entre os dois postulantes neste segundo turno.

Por mais que fosse aparente o esforço de ambos para mostrar propostas, foi difícil manter um nível de cordialidade entre eles. Troca de acusações marcaram grande parte do confronto, esquentando o clima em várias ocasiões.

Melhores momentos


1º Bloco

No primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas sobre projetos de recursos hídricos, investimentos no setor de Educação, projetos para o desenvolvimento econômico.

Do lado de fora as claques organizadas festejaram com gritos e fogos de artifícios os momentos em que julgaram que os seus candidatos tiveram melhor desempenho.

O primeiro bloco durou 46 minutos, a primeira pergunta foi feita pelo candidato Ricardo Coutinho que, abordando o tema ‘educação’ indagou ao candidato José Maranhão em quais localidades estavam as escolas que ele afirmava ter construído em seu governo. Ao responder ao questionamento do adversário Maranhão afirmou que havia construído mais de 50 escolas e estava concluindo cerca de 20. A informação foi rebatida pelo candidato do PSB que disse que o candidato apenas reformou as unidades escolares já existentes e que havia uma grande diferença entre restaurar e construir. O peemedebista, numa tréplica, afirmou que o candidato do PSB estava tentando confundir a opinião pública.

2º Bloco

No segundo bloco do debate, os candidatos centraram fogo no tema saúde. O candidato José Maranhão relembrou dentre outros fatos do fechamento da maternidade Santa Maria e o candidato Ricardo Coutinho justificou o fechamento da casa de saúde alegando que a mesma não possuía condições de funcionamento.

Durante todo o tempo os candidatos trocaram farpas e ressuscitaram falhas e acertos da gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) atual coordenador político do projeto eleitoral do PSB e aliado do candidato Ricardo Coutinho.

Outro ponto tratado na segunda parte do debate foi o tema habitação. Na ocasião, o candidato Maranhão afirmou que em pouco mais de um ano e meio realizou mais construções do que o esperado. Já o canditado Coutinho afirmou que pretende reabrir a Cehap, mesmo ela estando aberta. O candidato Maranhão rebateu as farpas do candidato adversário relatando os projetos realizados pela Cehap.

Também foi tratado sobre o tema funcionalismo público. Na ocasião, o candidato Maranhão utilizou como principal argumento a medida que adotou de não obrigar o servidor a contrair empréstimo compulsório. Na réplica o candidato Ricardo afirmou que o seu adversário não concedeu um reajuste de 5% aos servidores.

No mesmo tema o candidato Coutinho ainda acusou José Maranhão de inchar a folha de pagamento do Estado. Na tréplica, o candidato Maranhão revidou e disse que ao contrário do que disse Ricardo foi a Prefeitura da Capital na gestão do agora candidato pelo PSB quem mais inchou a folha de pagamento.
Outro tema importante abordado no segundo bloco foi a implantação da PEC 300 dos policiais da Paraíba. O candidato Maranhão quis saber porque Ricardo é contra o projeto e Ricardo em sua resposta citou uma Lei, disse que Maranhão poderia ser preso e afirmou que o candidato do PMDB não poderia prometer um projeto dessa natureza. O candidato do PSB, ao mesmo tempo, afirmou que não é contra a PEC 300 e que, caso fosse eleito governador, iria à Capital Federal pessoalmente para tentar garantir recursos junto a um fundo nacional para o pagamento do novo piso dos policiais militares, civis e bombeiros. Na tréplica, José Maranhão reafirmou que assume o compromisso de instalar o projeto na Paraíba caso seja reeleito para o cargo.

3º Bloco

Logo na volta do intervalo o candidato Ricardo Coutinho questionou o candidato adversário sobre uma ideia de privatização da Cagepa. O candidato José Maranhão em sua reposta afirmou que não haverá privatização e que tal afirmação é uma acusação eleitoreira contra a sua candidatura. O candidato Maranhão ainda afirmou que a Cagepa é uma empresa intocável no Governo no quesito privatização.

Ainda no segundo bloco, o candidato Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba espera por um Centro de Convenções que o governo Maranhão não conseguiu fazer e reafirmou sua promessa de campanha de erguer a obra. Na réplica, o candidato Maranhão afirmou que em seis anos e dois meses os atuais aliados do candidato Ricardo Coutinho não realizaram a obra, mas, que o atual governo segue um cronograma de realizações.

No mesmo bloco, os candidatos debateram o tema ‘cultura’. Na ocasião, o candidato Maranhão enumerou as reativações culturais que realizou em sua gestão como as reformas no Espaço Cultural como a do planetário, restaurações no Teatro Santa Roza, a instituição do prêmio Linduarte Noronha na área de cinema, realização do Fenart, ativação de orquestras jovens e para cidadãos especiais.

Ricardo por sua vez prometeu reativar o Fundo de Incentivo à Cultura e criar o ‘Circuito Cultural’ para beneficiar os artistas da terra de modo à linkar o turismo com a cultura visando transformar a identidade cultural paraibana na porta de entrada do turista no Estado.

Outro tema abordado no terceiro bloco do debate foi a exploração de minérios pesados no Estado. Ao falar sobre o tema Maranhão afirmou que Ricardo desconhece o assunto e assegurou que o seu projeto de governo abrange programas como o do Porto de Águas Profundas para beneficiar a exploração dos minérios. O candidato Ricardo afirmou que o projeto do candidato Maranhão é impossível de acontecer por estar deslocado da realidade paraibana que não dispõe de recursos ferroviários para atender a intenção do peemedebista.

Considerações finais

O candidato José Maranhão em suas considerações finais saudou o povo paraibano, em especial aos médicos e comerciários pelo seu dia, e reafirmou que as suas propostas apresentam um programa concreto para o desenvolvimento da população. Já o candidato Ricardo Coutinho cumprimentou o candidato adversário, os paraibanos e afirmou que a Paraíba sempre foi muito dividida e que o seu projeto visa sobretudo unir o Estado.


Tensão

O debate entre os candidatos ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB) começou quente e um dos pontos mais tensos foi o da abordagem do tema ‘merenda escolar’ quando o candidato José Maranhão afirmou que o Ricardo teria privatizado a merenda escolar junto a uma empresa cujo dono está preso pela prática de irregularidades. Ricardo revidou e disse que a empresa (SP Alimentação) também esteve presente em contratos do Governo do Estado.

Uma das afirmações que o candidato Ricardo mais fez durante todo o debate foi a de que o candidato Maranhão teria 10 anos de Governo. A informação foi rebatida pelo candidato do PMDB que afirmou ter governado o Estado três anos e três meses na primeira gestão, mais três anos e três meses na segunda e que está terminando o atual mandato.

 

Saiba como foi o debate:

 

00h01 – Debate está encerrado

23h59 – Agradecendo a audiência da Paraíba e a presença de Maranhão no debate, RC começa suas considerações finais também parabenizando os médicos e comerciários; candidato garante que quer buscar união, esquecendo o passando

23h56 – Nas considerações finais, Maranhão agradece apoio da militância; candidato aproveita para parabenizar médicos e comerciários, que foram lembrados esta semana com "seus dias"; Maranhão afirma que o porto de águas profundas não é um sonho irreal, pois não precisa de muito dinehiro para ser construido

23h51 – INTERVALO

23h50 – Maranhão acusa RC de desconhecer até o que seja "minerais pesados" e destaca construção do "porto de águas profundas" como essencial para escoamento da produção

23h47 – RC diz que vai criar centros de apoio aos mineradores; candidato declara que o escoamente será feito pelo Porto de Cabedelo, que será reformado, segundo afirma

23h46 – Maranhão questiona a RC sobre seus planos para extração de minérios pesados na Paraíba

23h45 – Maranhão fala dos programas de incentivo à cultura que o Governo já executa 

23h43 – RC expõe desejo de fazer com que a cultura de cada cidade possa chegar a outras

23h40 – Após denuncias de RC, Maranhão garante que já pagou artistas do Fenart; Governador fala sobre investimentos no memorial "Sivuca" e no Museu de João Pessoa

23h39  – RC pede que Maranhão fale sobre seus planos para cultura

23h35 – RC critica Maranhão por ter começado o Centro de Convenções de João Pessoa pelo ‘Galpão de Exposições’: "A Paraíba não precisa de um Galpão de Exposições, precisa de um auditório". Candidato do PSB garante que concluirá o Centro de Convenções, caso seja eleito

23h34 – Maranhão questiona a RC por que a Paraíba esteve a mais de 6 anos sem um espaço para turismo de negócios, como o Centro de Convenções

23h32 – Maranhão insinua que RC quer fazer terrorismo aos funcionários da Cagepa: "Ele quer passar a idéia que iremos privatizar a empresa"

23h30 – RC denuncia que Maranhão quer adquirir empréstimo junto a uma empresa de São Paulo dando como garantia a gestão da Cagepa:  "Isso é forma privatiizar"

23h29 – Governador nega e garante que respeita instituição: "Somos termimantemente contra a privatização da Cagepa"

23h28 – RC insinua que Maranhão quer privatizar a Cagepa de forma maquiada

23h23 – INTERVALO 

23h21 – Maranhão volta a se queixar de "jogo de palavras" de RC e diz que a PMJP gasta muito mais (proporcionalmente) com pro tempores que o Governo do Estado

23h20 – Ricardo lança questionamento durante réplica: "Se o senhor se queixa do governo passado por não ter adimitido, por que não fez nesses 1 ano e 8 meses de governo?"

23h17 – Sobre problemas no que se refere a planos de cargos e salários do funcionalismo público estadual, Maranhão diz que o governo passado prejudicou avanços e fala em irregularidades

23h16 – Maranhão garante que construirá 50 mil casas durante seu próximo governo 

23h15 – Maranhão diz que só não fez mais casas graças a irregularidades nas obras da gestão Cássio 

23h13 – Questionado sobre habitação, Ricardo diz que sua meta é construir 40 mil casa pela Paraíba 

23h11 – Maranhão acusa RC de querer transferir seus deslises a ele, pois foi seu adversário quem "chamou" a figura de Cássio para o debate 

23h10 – "O candidato não é Cássio, governador, o candidato sou eu", queixa-se Ricardo 

23h08 – Maranhão prefere voltar ao assunto "saúde" e desmente Ricardo: ‘Não foi Cássio quem construiu o Hospital de Campina Grande" 

23h06 – Iniciando pergunta acusando Maranhão de não ter construido nenhuma casa em seu mandato, ex-prefeito pergunta se adversário ainda tem planos para habitação

23h04 – Após Maranhão citar obras realizadas na área de saúde do Estado, Ricardo o desemente e afirma que as reformas foram iniciadas no governo de Cássio

23h03 – "E ele ainda fala em eficiência, depois de passar 5 anos para reformar um hospital de João Pessoa", dispara Maranhão

23h01 – RC nega situação ruim e lista razões que comprovam melhorias na saúde quando prefeito, inclusive com eficiência

23h00 – Maranhão lembra atrasos e fechamentos de equipamentos de saúde promovidos por RC quando prefeito da Capital, e questiona: "É isso que o senhor quer trazer para o Estado?"

22h58 – Maranhão confirma participação em próximos debates: "Teremos fatalmente outras oportunidades de debater esses assuntos"

22h57 – Ricardo volta a denunciar contratação irregular de refeição para o Corpo de Bombeiros, mas declara que assunto ficará para ser debatido em outro momento

22h54 –  RC afirma que Maranhão não deu sequer 5% de aumento ao funcionalismo, por isso pode estar propondo o dobro de remuneração aos policiais

22h52 – Maranhão diz que a função do Governo é ter a decisão política do projeto, cabendo ALPB analisar a viabilidade

22h50 – RC diz que é favorável a PEC 300, só não vê amparo legal para execução imediata

22h49 – Maranhão quer saber porque Ricardo se posiciona contra a PEC 300

22h44 – INTERVALO

22h43 – Ricardo diz que fez muito mais por João Pessoa que  Maranhão fez pela Paraíba

22h41 –  Após acusação de má gestão na compra de refeições para o Corpo de Bombeiros, Maranhão garante que não tinha conhecimento

22h40 – Maranhão diz que Ricardo está tropeçando nas próprias afirmações: "Não venha dizer que lanche tem o mesmo valor de uma refeição"

22h38 – Ricardo destaca economia que fez ao comprar merenda para instituições de ensino público da Capital

22h36 – Maranhão fala da importância do Bolsa Família

22h34 – Após resposta de Maranhão, Ricardo insiste que adversário esta fugindo das perguntas

22h31 – Ricardo se queixa que Maranhão teve três mandatos para realizar seus projetos e não aproveitou

22h30 – Maranhão fala de incoerência e diz que Ricardo o condenado por ter sido reeleito, mesmo tendo feito o mesmo na PMJP

22h29 – Maranhão acusa RC de incoerente e diz que denúncias de seu adversário foram todas arquivadas: "Inclusive você não teve impedimento algum de me apoiar para governador"

22h27 – Ricardo responde com outra denúncia, agora contra a Administração Estadual

22h26 – Maranhão questiona Ricardo sobre denúncia na saúde municipal, quando ainda era prefeito de João Pessoa

22h25 – Maranhão chama RC de "desmemoriado" e dispara: "Você vivia me elogiando"

22h23 – Ricardo rebate: "Se o senhor não se lembra, eu era oposição a seu Governo"

22h21 – Maranhão diz que Ricardo conhecia seus planos e os elogiava, mas agora age diferente

22h20 – Ricardo questiona a Maranhão o que foi feito por ele para gerar emprego e renda em sua gestão

22h17 – Maranhao destaca as realizações que promoveu no Estado  no que tange os recursos hídricos e faz denúncia sobre má gestão

22h16 – "Eu quero que a Paraíba utilize aquilo que ela já tem, para gerar renda", responde Ricardo.

22h15 – José Maranhão pede que Ricardo Coutinho liste suas propostas em relação ao recursos hídricos

22h13 – Maranhão destaca que Ricardo não quer reconhecer que, ao assumir mandato, recebeu as escolas estaduais em más condições, porque é aliado do antigo governador

22h12 – Maranhão diz que RC quer confundir eleitorado e declara que recebeu "herança maldita"

22h11 – Ricardo afirma que Maranhão não respondeu a pergunta e que só falou em restaurações

22h08 – Maranhão fala da importância da existências de escolas bem equipadas

22h07 – Ricardo pede que Maranhão cite pelo menos 5 escolas que tenha construido em seu mandato

22h00 – Ricardo Coutinho começa debate e pede que seja mantindo "o nível". Maranhão diz que encontro servirá para aprimorar idéias

 

PB Agora

  • Com Portal C
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mesmo jogando mal, Botafogo-PB arranca empata contra o CSA no final e mantém invencibilidade na Série C

CSA e Botafogo-PB ficaram no empate de 1 a 1 na tarde deste domingo (15),…

15 de junho de 2024

Adolescente de apenas 13 anos é apreendido por tráfico de drogas na capital João Pessoa

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar apreenderam, na noite dessa sexta-feira (14),  um adolescente…

15 de junho de 2024

João inaugura adutora e inspeciona obras de habitação e infraestrutura rodoviária em Conceição e Serra Grande

O governador João Azevêdo esteve, neste sábado (15), nos municípios de Conceição e Serra Grande,…

15 de junho de 2024

Polícia Militar prende suspeitos por tráfico de drogas na cidade de Patos

A Polícia Militar prendeu, na noite dessa sexta-feira (14), dois homens por tráfico de drogas…

15 de junho de 2024

Henrique e Juliano animam São João de Campina Grande neste sábado; veja a programação

A dupla sertaneja Henrique e Juliano é a grande atração do São João de Campina…

15 de junho de 2024

Veneziano participa do lançamento da pré-candidatura de Priscila Lima a prefeita de Patos

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou neste sábado (15)…

15 de junho de 2024