Categorias: Esportes

Análise tática: com Renato, Grêmio acerta a marcação e melhora o meio

PUBLICIDADE

Da passagem de Silas pelo Estádio Olímpico, uma das mais fortes discussões remanescentes dirigia-se aos volantes do Grêmio. Quem é o primeiro marcador? E o segundo? Por que ambos passam da linha da bola quando a equipe está atacando, criando espaços à transição ofensiva adversária?

Ninguém esquivou-se das críticas. Todos os volantes utilizados por Silas receberam, em algum momento, reprovação pela vulnerabilidade na proteção central à defesa. Ferdinando, Fábio Rochemback, Willian Magrão…apenas Adilson conquistou algum crédito, ainda que sua verdadeira função continuasse uma incógnita.

Quando Renato Gaúcho substituiu Silas, o impasse persistia. De imediato, ele manteve praticamente o desenho, delegando a Fábio Rochemback e Adilson posicionamentos semelhantes à época anterior, alinhados e centralizados. Mas lesões e suspensões ajudaram o treinador a encontrar respostas àquelas perguntas legadas pelo antecessor.
 

Renato arquitetou o Grêmio no 4-4-2, aplicando ao sistema tático o desenho de um losango no meio-campo. O setor conta agora com uma organização defensiva mais clara, freando o ímpeto dos volantes. É desta forma que a equipe acumula invencibilidade de oito jogos, detém a melhor campanha do segundo turno, e disputa classificação à Taça Libertadores 2011.

Os acertos de Renato

– Fábio Rochemback é o primeiro vértice da figura geométrica, o volante central. A qualidade na saída de bola é determinante na escolha deste jogador. O capitão gremista responsabiliza-se pelo primeiro passe, que pode ser curto ou um lançamento longo. Quando ele esteve fora, Vilson atuou na função, sem a mesma precisão no passe.

– Vilson, zagueiro, atua pouco à frente, pela direita. Ganha a disputa com Adilson, titular com Silas, por ser considerado veloz e forte na bola aérea defensiva. Não contribui na saída de jogo, mas protege Rochemback e a linha defensiva com mais vigor.

– Lúcio, lateral, complementa a segunda linha, na esquerda. Outro improviso de sucesso. Substitui Souza, e oferece a melhor saída gremista com a posse, chamando o lateral ao apoio. Sem a bola, Lúcio recua, formando um trio de proteção defensiva com Vilson e Rochemback.

– Douglas completa o setor, na ligação com o ataque. Antes, pela movimentação ofensiva simultânea dos volantes, era cobrado por não auxiliar na marcação. Com Renato, ganhou maior liberdade. O treinador cobra mais atribuições defensivas do trio básico do setor para que Douglas possa se movimentar na intermediária ofensiva, recebendo o primeiro passe e articulando o contra-ataque.
 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Suspeita de superfaturamento na locação de veículos em Santa Helena vira alvo de investigação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou uma investigação para apurar um suposto superfaturamento na…

22 de maio de 2024

Operação “Rescue 6”: PF desmantela rede de abuso sexual infantil em São José de Piranhas, no Sertão

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a Operação "Rescue 6" em São José de…

22 de maio de 2024

PF investiga desvio de produtos dos Correios e cumpre mandados em JP e Mamanguape

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a "Operação Pombo 1" com o objetivo de…

22 de maio de 2024

Inácio ratifica que ´federação partidária´ não aceita apoiar uma eventual pré-candidatura de Romero em Campina

O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) lançou oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Campina Grande…

22 de maio de 2024

João Pessoa é destaque entre os Top 10 Destinos de Viagem para o mês de julho

Uma análise da Decolar – considerada a maior empresa de viagens online da América Latina…

22 de maio de 2024

PB Saúde anuncia comissão organizadora para novo concurso público para 1800 vagas imediatas

Na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), foi publicada a designação…

22 de maio de 2024