Categorias: Política

RC discute parcerias com Reino Unido e da Alemanha

PUBLICIDADE

 

O governador Ricardo Coutinho manteve audiências, nesta terça-feira (10), com os embaixadores do Reino Unido, Alex Ellis, e da Alemanha, Dirk Brengelmann, visando parcerias nas áreas de Educação, Saúde e Energia Renovável. As audiências ocorreram no Centro de Convenções de João Pessoa, onde acontece o 10º Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF 2015).

 

Pela manhã, Ricardo Coutinho recebeu o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis. Na oportunidade, eles conversaram sobre parcerias que poderão ser feitas entre o Reino Unido e o Estado da Paraíba, nas áreas de Educação e Saúde. No período da tarde, o governador conversou com o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, que disse conhecer muito bem o país e que tinha total interesse em realizar parcerias no Nordeste do Estado, principalmente em energias renováveis, a exemplo da solar e eólica.

 

Na oportunidade, os embaixadores parabenizaram o governador Ricardo Coutinho pela estrutura do evento e afirmaram ter interesses entre seus países e o Estado da Paraíba. Brenglemann confidenciou que seu país já é um grande parceiro do Brasil em energias renováveis o que tornaria mais fácil uma parceria com o Estado da Paraíba.

 

Ricardo mostrou total interesse nas parcerias propostas pelos embaixadores. Com relação às parcerias nas áreas de saúde e educação com o Reino Unido, ele comentou que estas visam a qualificação dos profissionais e o melhoramento do serviço público em pontos que serão estratégicos para o Estado, observando não apenas as dificuldades existentes, mas também as vocações da população paraibana.

 

“Os encontros com os embaixadores do Reino Unido e da Alemanha foram bastante proveitosos, principalmente no que diz respeito às parcerias que tendem a ser feitas na área de educação, beneficiando os estudantes e os gestores das Escolas Técnicas da Paraíba através do programa de intercâmbio”, disse o governador, pontuando que essas parcerias fortalecerão o ensino e o aprendizado nas escolas técnicas estaduais. Ricardo disse ainda que a meta é tornar o estudante das escolas técnicas mais competitivo para enfrentar o mercado de trabalho.

 

Na área de pesquisa e investigação, o embaixador Alex Ellis disse já existir no país um fundo de R$ 250 milhões que estão sendo investidos na área de pesquisa científica, e ressaltou que a Paraíba é destaque nessa área em razão de seus campi. Na área da educação, o objetivo também é fazer com que os estudantes da Paraíba aprendam mais a língua inglesa fortalecendo o programa de intercâmbio (O Giramundo).

 

Na área de saúde, também foi conversada a possibilidade de intercâmbio com as experiências do Reino Unido. Nessa área a Inglaterra tem ações no que diz respeito à colocação de profissionais diferenciados para acompanhar e otimizar o atendimento básico a saúde da população.

 

Durante a audiência com o embaixador da Alemanha, Ricardo falou do programa de construção de moradias que o governo vem fazendo no Sertão do Estado, onde as casas são construídas para serem servidas com energia solar. Na ocasião, o embaixador parabenizou o governador pela iniciativa.

 

Participaram das audiências o secretário para Assuntos Políticos do Reino Unido, Adam Dady, o cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Dietmar Bock, a secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, o secretário executivo da Indústria e Comércio, Willbur Jácome, e o secretário da Fundação de Apoio a Pesquisa, Cláudio Furtado.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024