A Paraíba o tempo todo  |

RC discute parcerias com Reino Unido e da Alemanha

 

O governador Ricardo Coutinho manteve audiências, nesta terça-feira (10), com os embaixadores do Reino Unido, Alex Ellis, e da Alemanha, Dirk Brengelmann, visando parcerias nas áreas de Educação, Saúde e Energia Renovável. As audiências ocorreram no Centro de Convenções de João Pessoa, onde acontece o 10º Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF 2015).

 

Pela manhã, Ricardo Coutinho recebeu o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis. Na oportunidade, eles conversaram sobre parcerias que poderão ser feitas entre o Reino Unido e o Estado da Paraíba, nas áreas de Educação e Saúde. No período da tarde, o governador conversou com o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, que disse conhecer muito bem o país e que tinha total interesse em realizar parcerias no Nordeste do Estado, principalmente em energias renováveis, a exemplo da solar e eólica.

 

Na oportunidade, os embaixadores parabenizaram o governador Ricardo Coutinho pela estrutura do evento e afirmaram ter interesses entre seus países e o Estado da Paraíba. Brenglemann confidenciou que seu país já é um grande parceiro do Brasil em energias renováveis o que tornaria mais fácil uma parceria com o Estado da Paraíba.

 

Ricardo mostrou total interesse nas parcerias propostas pelos embaixadores. Com relação às parcerias nas áreas de saúde e educação com o Reino Unido, ele comentou que estas visam a qualificação dos profissionais e o melhoramento do serviço público em pontos que serão estratégicos para o Estado, observando não apenas as dificuldades existentes, mas também as vocações da população paraibana.

 

“Os encontros com os embaixadores do Reino Unido e da Alemanha foram bastante proveitosos, principalmente no que diz respeito às parcerias que tendem a ser feitas na área de educação, beneficiando os estudantes e os gestores das Escolas Técnicas da Paraíba através do programa de intercâmbio”, disse o governador, pontuando que essas parcerias fortalecerão o ensino e o aprendizado nas escolas técnicas estaduais. Ricardo disse ainda que a meta é tornar o estudante das escolas técnicas mais competitivo para enfrentar o mercado de trabalho.

 

Na área de pesquisa e investigação, o embaixador Alex Ellis disse já existir no país um fundo de R$ 250 milhões que estão sendo investidos na área de pesquisa científica, e ressaltou que a Paraíba é destaque nessa área em razão de seus campi. Na área da educação, o objetivo também é fazer com que os estudantes da Paraíba aprendam mais a língua inglesa fortalecendo o programa de intercâmbio (O Giramundo).

 

Na área de saúde, também foi conversada a possibilidade de intercâmbio com as experiências do Reino Unido. Nessa área a Inglaterra tem ações no que diz respeito à colocação de profissionais diferenciados para acompanhar e otimizar o atendimento básico a saúde da população.

 

Durante a audiência com o embaixador da Alemanha, Ricardo falou do programa de construção de moradias que o governo vem fazendo no Sertão do Estado, onde as casas são construídas para serem servidas com energia solar. Na ocasião, o embaixador parabenizou o governador pela iniciativa.

 

Participaram das audiências o secretário para Assuntos Políticos do Reino Unido, Adam Dady, o cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Dietmar Bock, a secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, o secretário executivo da Indústria e Comércio, Willbur Jácome, e o secretário da Fundação de Apoio a Pesquisa, Cláudio Furtado.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe