Categorias: Política

Raoni é eleito relator da LOA após acusação de ‘golpe’

PUBLICIDADE

Raoni Mendes é eleito relator da LOA após acusação da oposição sobre ‘golpe’ na escolha

O clima pegou fogo, na sessão plenária desta quarta-feira (06), na Câmara Municipal de João Pessoa após a suposta quebra de um acordo, firmado entre as bancadas de situação e de oposição, ainda no início do ano, que dava à bancada de oposição à relatoria do projeto sobre a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2014.

Segundo a oposição, a relatoria da LOA ficaria a cargo do vereador Lucas de Brito (DEM), já que a presidência da Comissão de Orçamento pertence à bancada de situação, no entanto, o acordo acabou sendo quebrado e a relatoria do projeto da Lei Orçamentária Anual ficou a cargo do vereador Raoni Mendes (PDT), que foi eleito pela maioria dos parlamentares na Casa.

Durante a votação, os vereadores Bosquinho (DEM) e Milanez (PMDB), apesar de pertencerem à bancada de situação, surpreenderam e votaram com a oposição pela indicação do vereador Lucas de Brito, mas acabaram sendo derrotados pela maioria na Casa.

Milanez chegou a dizer que estava insatisfeito com os rumos da bancada de situação e disse que precisa ter uma conversa com o líder do Governo na Casa, vereador Bira Pereira (PT) e ainda com o prefeito Luciano Cartaxo (PT), para aparar as arestas.

Na ocasião, Milanez aderiu a tese da bancada de oposição, sobre a existência de um acordo que foi firmado no início do ano, mas que foi quebrado.

 

Lucas de Brito lamenta quebra de acordo e põe LOA sob suspeita

 

O vereador Lucas de Brito (DEM) lamentou a realização de uma votação ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (6), para indicação do relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014. O parlamentar explicou que a escolha deveria ter seguido um acordo firmado no início da atual legislatura, mas que foi descumprido pela Comissão de Orçamento e Finanças da Casa.

Durante a sessão, que causou constrangimento até entre alguns parlamentares que discordaram da escolha em Plenário, Lucas de Brito foi destituído na relatoria da LOA por 13 votos contra cinco. O texto, encaminhado pelo Poder Executivo, deverá ser relatado pelo vereador Raoni Mendes, que já acumula a presidência da Comissão.

“Fomos destituídos. O que era para ser a democracia da Casa Napoleão Laureano teve um lapso de ditadura da maioria, pois a vontade da maioria – que representa os interesses do governo – se impôs contra o compromisso firmado no início do ano. Uma palavra dada na frente de todos os vereadores”, lamentou o democrata, que recebeu o apoio de sua bancada de oposição, além dos vereadores Fernando Milanez, Bosquinho e Raíssa Lacerda, que se absteve.

De acordo com Lucas, ainda no mês de janeiro de 2013, houve um acordo entre os vereadores em relação à ocupação das presidências das comissões de Orçamento e Finanças (COF) e de Constituição e Justiça (CCJ), para que situação e oposição pudessem garantir um espaço equilibrado. Na ocasião, o governo escolheu a CCJ, mas acabou levando também a presidência da COF com a indicação do vereador Raoni Mendes.

Citando o filósofo e economista inglês, John Stuart Mill, um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX, Lucas destacou a importância de respeitar a minoria e o direito a sua sobrevivência. “A falsa democracia é só representação da maioria. A verdadeira democracia é representação de todos, inclusive das minorias. A verdadeira essência da democracia reside no compromisso constante que deve haver entre a maioria e a minoria”.

O vereador ainda levantou suspeita sobre a insistência dos governistas em relatar a LOA. “O fato é que estaremos ainda mais atentos à LOA 2014, e temos uma pergunta: por que a bancada governista não quis que a oposição relatasse a LOA? Qual é o segredo que existe no projeto que a oposição não poderia conhecer através da relatoria? Não queríamos visibilidade. Não queríamos cargos, relatorias ou presidência de comissão em troca. Só queríamos que a palavra fosse cumprida”.

 

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024