Categorias: Política

Raoni é eleito relator da LOA após acusação de ‘golpe’

Raoni Mendes é eleito relator da LOA após acusação da oposição sobre ‘golpe’ na escolha

O clima pegou fogo, na sessão plenária desta quarta-feira (06), na Câmara Municipal de João Pessoa após a suposta quebra de um acordo, firmado entre as bancadas de situação e de oposição, ainda no início do ano, que dava à bancada de oposição à relatoria do projeto sobre a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2014.

Segundo a oposição, a relatoria da LOA ficaria a cargo do vereador Lucas de Brito (DEM), já que a presidência da Comissão de Orçamento pertence à bancada de situação, no entanto, o acordo acabou sendo quebrado e a relatoria do projeto da Lei Orçamentária Anual ficou a cargo do vereador Raoni Mendes (PDT), que foi eleito pela maioria dos parlamentares na Casa.

Durante a votação, os vereadores Bosquinho (DEM) e Milanez (PMDB), apesar de pertencerem à bancada de situação, surpreenderam e votaram com a oposição pela indicação do vereador Lucas de Brito, mas acabaram sendo derrotados pela maioria na Casa.

Milanez chegou a dizer que estava insatisfeito com os rumos da bancada de situação e disse que precisa ter uma conversa com o líder do Governo na Casa, vereador Bira Pereira (PT) e ainda com o prefeito Luciano Cartaxo (PT), para aparar as arestas.

Na ocasião, Milanez aderiu a tese da bancada de oposição, sobre a existência de um acordo que foi firmado no início do ano, mas que foi quebrado.

 

Lucas de Brito lamenta quebra de acordo e põe LOA sob suspeita

 

O vereador Lucas de Brito (DEM) lamentou a realização de uma votação ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (6), para indicação do relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014. O parlamentar explicou que a escolha deveria ter seguido um acordo firmado no início da atual legislatura, mas que foi descumprido pela Comissão de Orçamento e Finanças da Casa.

Durante a sessão, que causou constrangimento até entre alguns parlamentares que discordaram da escolha em Plenário, Lucas de Brito foi destituído na relatoria da LOA por 13 votos contra cinco. O texto, encaminhado pelo Poder Executivo, deverá ser relatado pelo vereador Raoni Mendes, que já acumula a presidência da Comissão.

“Fomos destituídos. O que era para ser a democracia da Casa Napoleão Laureano teve um lapso de ditadura da maioria, pois a vontade da maioria – que representa os interesses do governo – se impôs contra o compromisso firmado no início do ano. Uma palavra dada na frente de todos os vereadores”, lamentou o democrata, que recebeu o apoio de sua bancada de oposição, além dos vereadores Fernando Milanez, Bosquinho e Raíssa Lacerda, que se absteve.

De acordo com Lucas, ainda no mês de janeiro de 2013, houve um acordo entre os vereadores em relação à ocupação das presidências das comissões de Orçamento e Finanças (COF) e de Constituição e Justiça (CCJ), para que situação e oposição pudessem garantir um espaço equilibrado. Na ocasião, o governo escolheu a CCJ, mas acabou levando também a presidência da COF com a indicação do vereador Raoni Mendes.

Citando o filósofo e economista inglês, John Stuart Mill, um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX, Lucas destacou a importância de respeitar a minoria e o direito a sua sobrevivência. “A falsa democracia é só representação da maioria. A verdadeira democracia é representação de todos, inclusive das minorias. A verdadeira essência da democracia reside no compromisso constante que deve haver entre a maioria e a minoria”.

O vereador ainda levantou suspeita sobre a insistência dos governistas em relatar a LOA. “O fato é que estaremos ainda mais atentos à LOA 2014, e temos uma pergunta: por que a bancada governista não quis que a oposição relatasse a LOA? Qual é o segredo que existe no projeto que a oposição não poderia conhecer através da relatoria? Não queríamos visibilidade. Não queríamos cargos, relatorias ou presidência de comissão em troca. Só queríamos que a palavra fosse cumprida”.

 

 

Márcia Dias

PB Agora

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026