Categorias: Política

Quinto quer integração de transportes com bilhete único na Grande JP

PUBLICIDADE

O deputado estadual Flaviano Quinto (PMDB) está preparando uma conferência das cidades que fazem parte da região metropolitana de João Pessoa para discutir a integração dos transportes públicos com bilhetagem única. Segundo o deputado, cerca de 80% da população paraibana reside hoje em áreas urbanas e a maioria depende do transporte público para efetuar seus deslocamentos e que a cada dia está mais difícil e longe de uma solução, com alta tendência de crescimento dos congestionamentos, das perdas de tempo, da poluição atmosférica e sonora, dos acidentes, do consumo energético, entre outros malefícios.

Para o deputado, a região metropolitana de João pessoa vem apresentando um sistema de transporte desorganizados e deficientes, principalmente em virtude das ocupações desordenadas e dos usos indevidos do solo urbano, cujas regras e leis para combater tais ações não são cumpridas, assim como são ignoradas as normas federais, estaduais e municipais para estruturação dos sistemas de transporte.

“Muito se tem falado, mas quase nada é feito para reorganizar a Região Metropolitana de João Pessoa e criar uma instância administrativa que englobe os municípios que a integram. O tempo passa, os problemas crescem de maneira assustadora e os municípios se vêem cada vez mais incapazes de resolvê-los isoladamente.” Avisou Quinto.

O deputado alerta que os municípios estão conurbados ou colados uns aos outros e, por isso, precisam estabelecer políticas compartilhadas. Não bastam ações comuns entre dois ou mais municípios. É urgente a integração de todos, em especial com ações do governo do Estado e a sociedade civil e, secundariamente, com o governo Federal.

Para Quinto, a integração dos ônibus das cidades da região metropolitana com os da capital, servirá para minimizar os efeitos do caos urbano na região. Segundo o parlamentar a solução para a situação caótica do trânsito em nosso estado, é justamente a implantação da integração da área metropolitana, oferecendo acesso aos ônibus das cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Conde ao terminal que já existe no centro da capital, dando condições para que os usuários das referidas cidades, tenham acesso fácil, rápido e com apenas uma passagem aos bairros de João Pessoa.

Clilson Júnior

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Segurança Cibernética em Queda: Ataques a Sites Governamentais e os dados dos Brasileiros

Em uma era digital em que a proteção de dados se tornou uma prioridade global,…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

“Esforço coletivo”, destaca Veneziano em coletiva sobre conquista de financiamento para PMCG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta sexta-feira (03)…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Certidão do TSE aponta inelegibilidade da ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral para as eleições 2024; VEJA

Uma certidão disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (3) revelou que Sara Cabral…

3 de maio de 2024