O deputado estadual Flaviano Quinto (PMDB) está preparando uma conferência das cidades que fazem parte da região metropolitana de João Pessoa para discutir a integração dos transportes públicos com bilhetagem única. Segundo o deputado, cerca de 80% da população paraibana reside hoje em áreas urbanas e a maioria depende do transporte público para efetuar seus deslocamentos e que a cada dia está mais difícil e longe de uma solução, com alta tendência de crescimento dos congestionamentos, das perdas de tempo, da poluição atmosférica e sonora, dos acidentes, do consumo energético, entre outros malefícios.

Para o deputado, a região metropolitana de João pessoa vem apresentando um sistema de transporte desorganizados e deficientes, principalmente em virtude das ocupações desordenadas e dos usos indevidos do solo urbano, cujas regras e leis para combater tais ações não são cumpridas, assim como são ignoradas as normas federais, estaduais e municipais para estruturação dos sistemas de transporte.

“Muito se tem falado, mas quase nada é feito para reorganizar a Região Metropolitana de João Pessoa e criar uma instância administrativa que englobe os municípios que a integram. O tempo passa, os problemas crescem de maneira assustadora e os municípios se vêem cada vez mais incapazes de resolvê-los isoladamente.” Avisou Quinto.

O deputado alerta que os municípios estão conurbados ou colados uns aos outros e, por isso, precisam estabelecer políticas compartilhadas. Não bastam ações comuns entre dois ou mais municípios. É urgente a integração de todos, em especial com ações do governo do Estado e a sociedade civil e, secundariamente, com o governo Federal.

Para Quinto, a integração dos ônibus das cidades da região metropolitana com os da capital, servirá para minimizar os efeitos do caos urbano na região. Segundo o parlamentar a solução para a situação caótica do trânsito em nosso estado, é justamente a implantação da integração da área metropolitana, oferecendo acesso aos ônibus das cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Conde ao terminal que já existe no centro da capital, dando condições para que os usuários das referidas cidades, tenham acesso fácil, rápido e com apenas uma passagem aos bairros de João Pessoa.

Clilson Júnior

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Oposição na ALPB rejeita RC no bloco: “Água e óleo não se misturam”

O fato de o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) ter rompido politicamente com o governador João Azevêdo (sem partido) não implicará sua adesão ao bloco oposicionista na Assembleia Legislativa da Paraíba,…

ALPB aprova campanha Janeiro Violeta de prevenção ao câncer de pele

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (4), o projeto de Lei 541/2019, que institui no estado a campanha de prevenção ao câncer de pele, intitulada…