Categorias: Política

PT tenta definir comando da Câmara

PUBLICIDADE

Uma reunião na próxima terça-feira (14) na sede do PT em Brasília deverá definir o nome do partido para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados.

PT e PMDB, partidos com as maiores bancadas, firmaram um acordo que estabelece um rodízio do comando da Câmara na próxima legislatura. Pelo acordo, o PT fica com a presidência nos dois primeiros anos, e o PMDB, nos dois últimos.

Com isso, o candidato escolhido pela bancada petista tem grande chance de ser sacramentado presidente da Câmara no biênio 2011-2012. O PSDB já anunciou que defende o princípio da proporcionalidade para a formação da próxima Mesa Diretora da Câmara – o que daria ao PT a presidência da Casa.

"Teremos uma reunião da bancada com os novos deputados eleitos [na terça], e a ideia é que nessa reunião seja feita a discussão da candidatura do partido, disse o primeiro vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ele próprio pré-candidato a presidente.

PSDB critica formação de blocos e sugere PT na Presidência da Câmara Vaccarezza quer que PT escolha candidato à Presidência da Câmara O deputado afirmou que a intenção é sair do encontro com um nome único. Além de Maia, disputam a indicação do partido o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), e o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (SP).

Na reunião, o PT deverá tentar obter consenso em torno de um único candidato, mas, se necessário, a bancada poderá definir no voto. "Não basta apenas o PT escolher um candidato. Precisa escolher um candidato que tenha trânsito e viabilidade na Casa’", disse Maia.

Na mesmo reunião, os petistas pretendem escolher também o novo líder do partido na Câmara, que terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos da bancada em 2011. Concorrem os deputados Jilmar Tatto (SP), José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP). O escolhido assume em fevereiro e substituirá o deputado Fernando Ferro (PE).

G1

 

Últimas notícias

Chico Mendes defende nome de Adriano Galdino para vaga de vice na chapa governista: “Melhor nome nesse momento”

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico Mendes (PSB), saiu…

21 de fevereiro de 2026

Ex-parlamentar mantém mistério sobre apoio na disputa pelo Governo da PB: “Ninguém ainda veio falar comigo”

Apesar da proximidade com o PSB e com o PT da Paraíba, o deputado federal…

21 de fevereiro de 2026

Programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, diz Motta; saiba como garantir o seu

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou recentemente que o Programa Gás do Povo,…

21 de fevereiro de 2026

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026