Categorias: Política

PSL quer inflar protesto, mas Efraim alerta: “Não vai andar na pressão”

PUBLICIDADE

Com derrota magra no plenário da Câmara dos Deputados para decidir onde ficaria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) – apesar de toda a articulação do Centrão para derrotar o governo -, deputados do PSL avaliam que o melhor caminho para vitórias será dobrar a aposta e usar a pressão popular para votar matérias de interesse do governo no Congresso, como o pacote de medidas anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a proposta de combate a fraudes no INSS.

– Continua depois da publicidade –

A convocação de uma manifestação para domingo em apoio ao governo e contra o Centrão da Câmara, afirmam, surtiu efeito: a Câmara aprovou a retirada do Coaf de Moro por margem apertada: 228 a 210.

Próxima do líder do governo na Câmara, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que o Legislativo está entrando numa nova era, onde os caciques dos partidos do Centrão não têm tanta força sobre suas bancadas. “O caminho é exatamente esse, de mobilização de rua e das redes sociais. Muitos deputados me falaram: eu bati de frente com o meu partido e votei contra. Essa mobilização legitimou os deputados a votarem contra seus partidos, votarem conforme suas consciências”, disse.

Já aliados do governo fora do PSL ponderam que essa estratégia pode funcionar em assuntos populares como o que envolveu Moro, mas o governo precisa deixar para trás essa derrota e se dedicar à agenda econômica, que não andará sem os líderes do Centrão e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “É melhor seguir as falas mais ponderadas do governo, como o ministro Onyx (Lorenzoni) e a (líder do governo no Congresso) Joice Hasselmann (PSL-SP) e deixar passar. O Coaf vai continuar funcionando normalmente na economia e o foco é a reforma da Previdência. Esse projeto não vai andar na base da pressão popular”, disse o deputado Efraim Filho (DEM), próximo do ministro-chefe da Casa Civil.

Riscos

Zambelli reconhece que há, contudo, um risco de os protestos de domingo serem menores porque a mobilização nas redes caiu a 1/3 quando a Câmara marcou a votação da medida provisória (MP) da reforma administrativa do governo, o que diminuiu o interesse das pessoas no protesto. “A questão do Coaf elevou um pouco a quantidade de menções, mas não acho que seja suficiente para aumentar tanto a mobilização porque não terá o tempo necessário para divulgar como a gente queria”, disse, admitindo que isso pode fazer o Centrão vender a imagem de que o presidente Jair Bolsonaro não tem tanto apoio assim. Desmarcar as manifestações, porém, não está em discussão, garantiu a parlamentar.

O deputado Alexandre Frota (PSL-SP), que no começo estava refratário as manifestações, publicou nas redes sociais nesta quinta-feira uma convocatória para os protestos. “Acho que depois de ontem o que vi na Câmara não restam dúvidas”, escreveu.

Também no Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente e entusiasta das manifestações, disse que foi uma derrota com gosto de vitória. “Os deputados que contrariaram a orientação de seus partidos e votaram SIM, para que COAF ficasse com Moro, já entenderam uma básica lição da democracia: o parlamentar deve satisfação aos seus eleitores”, afirmou.

Na mesma linha foi o deputado Luiz Philipe de Orleans e Bragança (PSL-SP), que escreveu que o resultado mostra que vários deputados do Centrão não seguiram cegamente seus líderes. “O Centrão ganhou, mas perdeu”, disse.

Para o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), o resultado da votação na Câmara deve inflar as manifestações convocadas para domingo. De acordo com o senador, o Centrão pretendia esvaziar os protestos ao votar a MP da reforma administrativa, mas pode gerar o efeito contrário com a decisão de enviar o Coaf para o Ministério da Economia. “Apagaram incêndio com gasolina. Agora, quem não ia, vai [aos protestos].”

 

 As informações são do site Valor Econômico

 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024