Categorias: Política

Prorrogação de mandatos: Efraim acredita que não há tempo para aprovação

PUBLICIDADE

A Proposta de Emenda Constitucional que prevê a prorrogação dos atuais mandatos em dois anos a fim de unificar as eleições no país ganhou a adesão de membros da bancada paraibana, mas, para o deputado federal Efraim Filho, o tempo é exíguo e por isso ela não poderá não se concretizar para as próximas eleições.

– O nosso maior desafio é o tempo, extremamente exíguo, já que terá de ser aprovada nas duas Casas (Câmara Federal e Senado) até outubro – enfatizou Efraim Filho. Ele participou da reunião em que a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba – Famup resolveu encampar a PEC e atuar junto aos parlamentares paraibanos para que fossem solidários à tese da prorrogação de mandatos. Mas observa que, além da exiguidade de tempo para aprovação, há fatores adicionais que são adversos, exemplificando que é necessário convencer parlamentares de Estados do Centro-Sul a aderirem à proposta de unificação das eleições no país.

Disse Efraim: “Aqui somos mais unidos, mas lá é mais difícil. O caminho que enfrentaremos não encontra só flores, mas ainda torço para que possamos vencer. É necessária a unificação. Se não houvesse eleição a cada dois anos, tenho certeza que a gestão interna talvez estivesse em outro patamar de eficiência e desempenho”. Já o deputado federal Damião Feliciano, do PDT, casado com a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, anunciou apoio à proposta alegando a importância que ela vai representar, para os atuais administradores municipais, mas também para a reordenação do sistema eleitoral brasileiro. Damião também avalia que a realização de eleições de dois em dois anos acarreta uma série de contratempos e acaba emperrando as administrações, com o chamado período vedado pela legislação.

– A unificação vai facilitar muito, além de proporcionar economia com a redução de realização dos pleitos – comentou o parlamentar. Entretanto, Damião Feliciano não aposta na hipótese de votação da Proposta de Emenda Constitucional em tempo hábil, ainda este ano. Revelou ter tomado conhecimento de que o presidente da Câmara dos Deputados não irá pautar a matéria. Por sua vez, Julian Lemos, do PSL, disse que é favorável à unificação das eleições no contexto de uma reforma política ampla. “Eu acredito que este momento chegará, mas tem que se voltar não apenas para a unificação e, sim, para questionar diversos outros pontos, inclusive, versando sobre um novo modelo de eleição”, completou o deputado paraibano.

As informações são do Jornal Correio da Paraíba.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível graças a uma decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Prazo para tirar título eleitoral termina no próximo dia 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

vBelo-PB vence o Mixto-PB por 2 a 0 e avança na Série A3 do Brasileirão

As jogadoras do Botafogo-PB venceram na tarde de ontem (29) na Série A3 do Campeonato…

30 de abril de 2024

Caminhão de cimento atropela motociclista no Acesso Oeste, em João Pessoa

Na noite de ontem (29), um motociclista foi atropelado por um caminhão de cimento no…

30 de abril de 2024

Proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024