Categorias: Política

Projeto que proíbe a “ideologia de gênero” nas escolas de Campina gera polêmica e divide opiniões

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou esta semana, em meio a polêmica e protestos, o projeto de Lei que proíbe a discussão da “ideologia de gênero” nas escolas do município. O projeto de autoria do vereador Pimentel Filho (PSD), dividiu os vereadores da oposição e situação, mas mesmo assim, foi aprovado. De 23 parlamentares, 16 participaram da votação na Casa de Félix Araújo e todos foram a favor da aprovação. O prefeito Romero Rodrigues tem até 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.

Durante a sessão que discutiu o projeto houve manifestações de grupos favoráveis e contrários à proposta.

 

professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), representantes de movimentos sociais e representantes do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande contrários à aprovação do projeto.

Participaram dos protestos, durante a sessão, representantes do Centro de Ação de Cultural (Centrac), do Centro de Educação Cidadã e Direitos Humanos (Cecidh), do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), alguns partidos de juventude e organizações culturais como o Maracatu de Campina Grande.

 

A pesquisadora de gênero, Myrna Maracajá o projeto se configura em uma espécie de ‘lei da mordaça’ que fiscaliza a prática do professor em sala de aula. “Fere nossa constituição, onde está dito que a educação precisa trabalhar para garantir a igualdade entre os gêneros”, disse.

 

O coordenador executivo do Cecidh, José Júnior, afirmou que se o prefeito não vetar o projeto, as organizações que compõem o Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública da cidade irão entrar com uma ação civil pública na Justiça questionando a decisão do legislativo local.

Autor da proposta, o vereador Pimentel explicou que o projeto apenas cria penalidades para quem desrespeitar a lei já existente no âmbito municipal, que é o plano de educação. “Quem quiser colocar pela educação transversal vai ser penalizado”, afirmou.

 

SL

PB Agora

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo prestigia 1ª Mostra do Artesanato em Brasília

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta terça-feira (7), em Brasília, a abertura da 1ª Mostra…

8 de maio de 2024

Polícia prende suspeito de matar ex-companheira na frente do filho em Piancó

Uma operação da Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Piancó, efetuou a prisão…

8 de maio de 2024

Força Nacional e policiais temporários vão conter saques e roubos no RS

Tragédia climática. A Força Nacional e policiais temporários vão conter saques e roubos no Rio…

8 de maio de 2024

Presidente do Treze acusa polícia de perseguição: “O maior adversário do Treze hoje é a PM”

Em entrevista recente à imprensa campinense, por meio do portal Paraíba21 no dia de ontem…

8 de maio de 2024

Presidente do PT da Paraíba se diz vítima de ataques políticos, inclusive por parte de companheiros de partido: “Me espanta”

Por meio das suas redes sociais, o presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo,…

8 de maio de 2024

Aliada do governo João destaca expectativa em torno do nome do grupo para PMCG e garante unidade das oposições

Aliada do governador João Azevedo (PSB), a vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima),…

8 de maio de 2024