Categorias: Política

Projeto institui regras para destinação de lixo tecnológico

PUBLICIDADE

O lixo tecnológico, um problema moderno que começa a preocupar a sociedade pelo volume crescente é tema de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba pelo deputado Genival Matias (PT do B). A matéria foi publicada na edição desta quinta-feira (11.08) do Diário do Poder Legislativo (DPL).

“Nos últimos anos, com a popularização de computadores, televisores, aparelhos celulares e eletrodomésticos, um grave problema ambiental começa a surgir: o lixo eletrônico ou lixo tecnológico. O nome refere-se às milhares de toneladas de lixo produzidas diariamente no país à partir dos resíduos resultantes da rápida obsolescência e equipamentos eletrônicos”, justificou o parlamentar.

São considerados lixo tecnológico os aparelhos eletrodomésticos e os equipamentos e componentes eletrônicos de uso doméstico, industrial, comercial ou no setor de serviços que estejam em desuso, como componentes e periféricos de computadores, monitores e televisores, acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados.

De acordo com a matéria que institui normas para a reciclagem, gerenciamento e destinação final deste tipo de lixo, os produtos e os componentes eletrônicos considerados lixo eletrônico devem receber destinação adequada de modo que não provoque danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.
A destinação correta, conforme prevê o projeto, deverá ser feita mediante processos de reciclagem e aproveitamento do produto ou componentes, práticas de reutilização total ou parcial de produtos ou ainda a neutralização e disposição final apropriada dos componentes tecnológicos equiparados à lixo químico.

A responsabilidade pela destinação final deverá ser solidária entre as empresas que produzam, comercializem ou importem produtos e componentes eletroeletrônicos.

Segundo o deputado Genival Matias, o que não é reciclado vai parar invariavelmente em aterros e lixões. “Por isso a situação é alarmante e precisa ser urgentemente solucionada com uma política pública que determine regras e procedimentos obrigatórios, sob pena de pagarmos um alto preço diante da omissão do lixo tecnológico”, afirmou ele.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nacional do PT fecha documento e homologa apoio à pré-candidatura de Jhony Bezerra à PMCG

A Executiva Nacional do PT divulgou um documento, nesta segunda-feira (17), oficializando o apoio à…

17 de junho de 2024

Tragédia na BR-361: acidente envolvendo veículos da Prefeitura de Emas e caminhonete deixa três mortos

Três mulheres morreram na tarde desta segunda-feira (17) em um trágico acidente na BR-361, no…

17 de junho de 2024

Jackson condiciona apoio do PT a Jhony em CG: “Se lá na frente houver desistência, o PT cai fora”

O presidente estadual do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, endossou, nesta segunda-feira (17), a decisão…

17 de junho de 2024

Paraibana Juliette defende nova música e rebate críticas: “Não inventei o duplo sentido”

A paraibana Juliette, vencedora do BBB e agora cantora, utilizou suas redes sociais no sábado…

17 de junho de 2024

Polícia Civil da PB investiga possível suspeita de falsidade ideológica em locação de imóvel por parte da prefeita de Bayeux

Após denúncia e pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Civil abriu um…

17 de junho de 2024

Central de Transplantes da Paraíba registra duas doações de múltiplos órgãos em menos de 12 horas

A Central Estadual de Transplantes, unidade do Governo da Paraíba, registrou, nesse domingo (16), duas…

17 de junho de 2024