Categorias: Política

Projeto de Wilson Santiago que cria o IF do Sertão levará avanços para a educação de toda a região

O Sertão paraibano vai ganhar em breve o Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB) que irá desmembrar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB. O Projeto de Lei 3057/19, que viabiliza essa mudança, é de autoria do deputado federal Wilson Santiago que luta por essa conquista desde o ano de 2019.

Wilson Santiago comemorou a criação do Instituto e afirmou que trará melhorias imensuráveis para a educação de todo o Sertão e Alto Sertão. A implantação do IFSPB consta na proposta apresentada pelo Ministério da Educação que prevê a criação de dez novos institutos federais no país, incluindo o IF do Sertão.

O Projeto de Lei apresentado por Wilson Santiago sugere as cidades de Cajazeiras e Sousa como opções para sediar a reitoria do novo Instituto, porém um parecer técnico do Ministério da Educação apontou que a sede deverá ser em Patos, mediante análise técnica que levou em consideração a população da região, localização geográfica, condições econômicas, entre outros aspectos analisados pela equipe técnica do Ministério.

O deputado Wilson Santiago disse respeitar o parecer técnico do Ministério da Educação que aponta a cidade de Patos, porém continuará lutando para que a reitoria seja instalada no Alto Sertão. “Respeitamos o parecer técnico do Ministério, mas entendemos que as unidades de Cajazeiras e Sousa juntas têm um maior número de alunos e a sede da reitoria instalada no Alto Sertão iria facilitar os trabalhos da instituição. Continuaremos lutando por essa proposta”, destacou Wilson Santiago.

Segundo o deputado Wilson Santiago, com o desmembramento dos campi do IFPB, as instituições localizadas no Sertão e Alto Sertão terão mais autonomia para investimentos e isso acarretará em desenvolvimento para toda a região. “Será um grande avanço para a educação de todas as cidades, já que vai ampliar a oferta do ensino, além de investimentos em pesquisas na região. O IFSPB deverá ampliar a oferta de cursos e dar mais oportunidade para os jovens”, afirmou Wilson.

Patrimônio

O Projeto de Lei de autoria de Wilson Santiago assegura que os bens patrimoniais dos campi a serem desmembrados sejam repassados ao IFSPB e que orçamento da nova instituição fique por conta do Orçamento Geral da União, através do Ministério da Educação. Atualmente, o IFPB conta com 21 unidades espalhadas em todo o Estado, entre Campus e Campus Avançado. Os Campi Avançados são vinculados à Reitoria, que tem sede na Capital paraibana.

PB Agora

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026