Categorias: Política

Projeto de Cavalcanti amplia poderes do TCU

PUBLICIDADE

Um dos poucos projetos de lei de autoria do senador Roberto Cavalcanti Ribeiro (PRB-PB) trata justamente de uma proposta para aprimorar os mecanismos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas da União. Cavalcanti sugere que até quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal esteja à disposição da corte contra maus gestores dos recursos públicos.

O projeto de lei é de junho de 2006, do período em que Roberto Cavalcanti assumiu como suplente a cadeira do então senador José Maranhão (PMDB), por um período de quatro meses. Este ano, o parlamentar, que assumiu a titularidade do mandato com a renúncia de Maranhão, não apresentou nenhuma proposição ainda.

Em seu projeto, em tramitação ainda no Senado Federal, Roberto Cavalcanti propõe uma alteração em dispositivo da Lei Orgânica do TCU, ampliando o poder de fiscalização do órgão de assessoramento do Congresso Nacional.

O texto proposto pelo senador paraibano é o seguinte: “O Tribunal de Contas da União solicitará a quebra de sigilos bancário, fiscal, comercial e telefônico, mediante ofício fundamentado, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou à Comissão Parlamentar de Inquérito, quando tais providências forem indispensáveis ao exercício das suas competências constitucionais e legais”.

Observando que o TCU ainda sofre com alguns “gargalos” em sua missão de fiscalizar os agentes públicos, Roberto Cavalcanti. “Destaco a dificuldade de se aprofundar determinada inspeção ou auditoria quando os técnicos do Tribunal de Contas se deparam com dados protegidos pelo sigilo bancário, fiscal, telefônico ou comercial”, ressalta o senador e dono do Sistema Correio de Comunicação.

Na prática, Cavalcanti quer que o Tribunal de Contas da União passe a dispor da quebra dos sigilos dos investigados, “após comunicação à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou à Comissão Parlamentar de Inquérito, quando tais providências forem indispensáveis ao exercício das suas competências constitucionais e legais”.

O senador Roberto Cavalcanti assumiu seu mandato, no dia 18 de fevereiro último, em meio a uma enxurrada de denúncias na mídia nacional. Envolvido em várias investigações de irregularidades no uso do dinheiro público, em financiamentos conseguidos através da Sudene, o Ministério Público Federal e órgãos do governo estão acionando Cavalcanti por formação de quadrilha, corrupção ativa e uma série de outros crimes.
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) chegou a fazer pronunciamentos da tribuna contra Roberto Cavalcanti, chegando a dizer que “este senhor passeia pelo Código Penal”.

Em entrevistas à imprensa paraibana, após assumir seu mandato, Roberto Cavalcanti assegurou que vai exigir que haja celeridade no julgamento de seus processos. Como tem agora foro privilegiado, o senador paraibano só poderá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal até o final de 2010, quando será concluído seu mandato.

Veja, na íntegra, o projeto de lei do senador Roberto Cavalcanti:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº , DE 2006

Acrescenta dispositivo à Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992 que “dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências”, para
aprimorar os mecanismos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas da União.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º Esta Lei acrescenta dispositivo à Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992 que “dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências”, para aprimorar os mecanismos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas da União.

Art. 2º A Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992 passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:
“Art. 2º-A O Tribunal de Contas da União solicitará a quebra de sigilos bancário, fiscal, comercial e telefônico, mediante ofício fundamentado, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou à Comissão Parlamentar de Inquérito, quando tais providências forem indispensáveis ao exercício das suas competências constitucionais e legais.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 

JUSTIFICAÇÃO

 

O presente projeto de lei objetiva criar mecanismos capazes de tornar mais efetiva a fiscalização exercida pelo Tribunal de Contas da União.

É sabido que o Tribunal de Contas da União – TCU, consoante o disposto no caput do art. 71 da Constituição Federal, auxilia o Congresso Nacional no exercício do controle externo da União e das entidades da dministração direta e indireta.
2
Entre as múltiplas competências que possui, o TCU é incumbido de realizar, por iniciativa própria, da Câmara dosDeputados, do Senado Federal, de comissão técnica ou de inquérito,inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e demais entidades que administrem recursos e bens públicos , consoante o disposto no inciso IV do art. 71 da CF c/c o art. 1º, inciso II da Lei nº 8.443, de 1992.

Ocorre que essa típica e essencial atividade de fiscalização, a despeito do zelo e espírito público dos Ministros do TCU e da elevada qualificação de seu corpo funcional, sofre alguns gargalos.

Destaco a dificuldade de se aprofundar determinada inspeção ou auditoria quando os técnicos do Tribunal de Contas se deparam com dados protegidos pelo sigilo bancário, fiscal, telefônico ou comercial.
 

A Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, em seuart. 4º, § 2º , bem como reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal estabelecem que a quebra dos sigilos somente pode ser solicitada se for fundamentada e tiver sido aprovada previamente pelos Plenários da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do plenário de suas respectivas comissões parlamentares de inquérito.

Assim, como o Tribunal de Contas da União não dispõe da competência de quebrar sigilos, faz-se necessário criar mecanismo legal que preveja solicitação ao Congresso Nacional, titular da prerrogativa do controle externo, ex vi do art. 70 da Constituição Federal, de modo a tornar mais efetiva a fiscalização empreendida pela Corte de Contas da União.

O projeto de lei em epígrafe apresenta alternativa normativa ao problema detectado, na medida em que disciplina e institucionaliza a comunicação entre a Corte de Contas e o Congresso Nacional quando houver a intenção de solicitar a quebra de sigilos no âmbito de fiscalização empreendida pelo TCU.

Nesse sentido, por entender que a alternativa normativa proposta é consentânea com o texto constitucional e com o ordenamento jurídico, e auxilia no equacionamento de importante problema detectado na atuação do Tribunal de Contas da União, pleiteio a aprovação do presente projeto.

Sala das Sessões,
Senador ROBERTO CAVALCANTI

PB Agora
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024