Categorias: Política

Projeto de Bira delega aos estudantes de JP responsabilidade de combater o bullying

PUBLICIDADE

Agressões a professores também estão entre as questões a serem combatidas

Um projeto de lei do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT) pretende instituir o Núcleo de Apuração e Mediação de Práticas Ilegais nas escolas municipais e particulares de João Pessoa para que os alunos tenham a responsabilidade de resolverem, entre si, problemas ocorridos dentro da instituição de ensino. Bullying, brigas, agressões a professores e funcionários estão entre as questões a serem combatidas pelos próprios estudantes com o auxílio dos pais, de um psicopedagogo e da direção da escola.

De acordo com Bira, a ideia de implantar o Núcleo de Apuração e Mediação de Práticas Ilegais surgiu da necessidade de contribuir com a diminuição das práticas de violência entre alunos de escolas municipais e particulares da capital paraibana, tornando os alunos os principais protagonistas na busca pela harmonia do convívio escolar, iniciativa que refletirá também no convívio social desses jovens.

“O Núcleo visa instituir a cultura de paz nas escolas e educar os alunos a terem a responsabilidade de resolverem, de forma amistosa e conciliatória, os problemas que põem em risco a normalidade do ambiente. Precisamos desenvolver ações resolutivas para enfrentarmos a triste realidade de alunos que não se respeitam e não respeitam seus professores”, disse o vereador Bira.

O Núcleo na prática

O autor do projeto de lei explicou que o Núcleo de Apuração será formado por, no mínimo, cinco integrantes e que a escolha dos alunos e pais que se tornarão membros será realizada em assembleia. “Serão dois alunos, um representante dos pais dos alunos, um membro da diretoria e um psicopedagogo da escola”, esmiuçou.

De acordo com os dispositivos do projeto de lei, as escolas terão autonomia para nominar o Núcleo de acordo com seus interesses, desde que sejam preservadas todas as normas postas nos artigos da referida lei.

Psicopedagogo

Ciente da importância do exercício profissional do psicopedagogo nas escolas, o vereador Bira tem trabalho em prol da regulamentação da categoria. Ele é autor do requerimento que solicita a inclusão de vagas para psicopedagogo em concursos públicos da educação municipal, do projeto de lei que regulamenta a profissão e de um projeto indicativo para a criação do cargo de psicopedagogo na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

 

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024