A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Previsão de Veneziano sobre regularização nos repasses do FPM se confirma e extra deve ser pago nesta sexta

A análise feita nesta semana pelo Senador, Vice-Presidente do Senado Federal e dirigente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, sobre a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aos municípios paraibanos, onde revelou que tudo ia ser normalizado neste mês de setembro, se confirmou por meio de nota enviada pela própria Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) à imprensa nesta quarta-feira (06).

Questionado sobre a queda nos repasses do FPM, aos municípios paraibanos Veneziano, disse que o repasse seria normalizado neste mês de setembro. “Não existe isso de dizer que o presidente Lula pede que retenha os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. O que existe é uma queda drástica nas receitas federais e por consequência geram perdas aos municípios. O que eu sei é que há um estancamento dessa fase e o repasse será retomado”, comentou.

Tal confirmação de Veneziano, se concretizou, quando hoje a Famup enviou nota à imprensa, destacando que o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será pago na próxima sexta-feira (8). O valor é referente a 0,25% da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizados de setembro de 2022 até o fim de agosto de 2023. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lembra que o pagamento será efetuado, em uma conta específica, e no mesmo dia em que será pago o 1º decêndio do mês. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que o valor seja em torno de R$ 1.880.698.256,17 para todo os municípios brasileiros.

Veja a nota na integra:

Famup informa que repasse extra do 1% de setembro será pago na sexta; luta pelo recurso começou na Paraíba

o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será pago na próxima sexta-feira (8). O valor é referente a 0,25% da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizados de setembro de 2022 até o fim de agosto de 2023. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lembra que o pagamento será efetuado, em uma conta específica, e no mesmo dia em que será pago o 1º decêndio do mês. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que o valor seja em torno de R$ 1.880.698.256,17 para todo os municípios brasileiros.

Vale lembrar que o 1% de setembro, como ficou conhecido, chegará a sua totalidade apenas em 2025, pelo acordo na aprovação do repasse extra aos Municípios. A entidade lembra que, no mês de setembro, tradicionalmente, o FPM apresentava queda devido à sazonalidade da arrecadação. Esse foi um dos motivos que levou a entidade a buscar e lutar pela aprovação deste adicional, garantido pela Emenda Constitucional 112/2021.

Outro destaque feito pela Famup com orientação da CNM é que neste repasse não se aplica a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas, por se tratar de uma transferência constitucional, deve-se aplicar parte do recurso em Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE).

“Essa é uma conquista importante para os municípios que saiu da Paraíba e ganhou o país com apoio da CNM. Essa é uma receita que entra nas contas como disponível, não vinculada e não sofre deduções do Fundeb. Portanto, é um valor importante para os prefeitos tentarem suportar a difícil realidade financeira”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Histórico – Com origem na Paraíba a partir de um movimento promovido por prefeitos e prefeitas e encabeçada pela Famup, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17 aumentou em 1 % os repasses de alguns tributos da União para as cidades brasileiras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O 1% de setembro é transferido de maneira gradual, começando com 0,25% em 2022 até alcançar o total de 1% em 2025.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
      PUBLICIDADE
      ×