Categorias: Política

Antes de morrer, Burity pediu que viúva escrevesse sobre Caso Gulliver

PUBLICIDADE

Antes de morrer em consequência de complicações cardíacas, em São Paulo, o ex-governador Tarcísio Burity pediu que a sua esposa, historiadora Glauce Burity, escrevesse sobre o Atentado do Gulliver, no qual o político fora vítima do que ele, enquanto cientista do Direito, classificava como “tentativa de homicídio qualificado”. A revelação foi feita pela viúva durante entrevista ao Programa Hora H, da TV Norte (RedeTV).

No programa, Glauce contou qual foi sua resposta à época do pedido do marido:  “Vai me magoar muito mas eu vou escrever para as próximas gerações. Tarcísio não foi o vilão, mas foi, na verdade, a vítima. Eu não chamo de episódio, foi uma tentativa de homicídio. Foi um crime”.

No livro “Tarcísio Burity; o intelectual na política paraibana”, que será lançado no próximo dia 4 de dezembro, às 19h, no Espaço Cultural, construído pelo então governador, Glauce prometeu que vai dar nomes aos políticos que estimularam o atentado, ignoraram a vítima baleada e deram fugam a Ronaldo Cunha Lima, governador da época, e autor dos tiros disparados em pleno tarde de almoço no Restaurante Gulliver, em João Pessoa, no começo da década de 1990.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Sequelas do atentado
Vinte e dois anos depois da morte de Burity, a viúva não tem dúvidas: o ex-governador morreu vítima das sequelas do atentado sofrido. “Foram sequelas do atentado. Tarcísio era o homem mais sadio que existia. A partir do tiro ele sofreu grandes sequelas psíquicas e físicas”.

O pedido de perdão
Na entrevista, Glauce Burity também comentou a tentativa de um encontro para um pedido de perdão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que terminou não sendo aceita por Burity e familiares.

Para Glauce, o gesto não convenceu a família da sinceridade dos motivos. “Eu achava que não tinha sinceridade nesse pedido. Ele queria publicidade, sair a foto no jornal, se abraçando, chorando”.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025