A Paraíba o tempo todo  |

Presidente do TSE lança campanha de combate ao desperdício

“Desperdício é uma torneira aberta na administração pública brasileira”. A afirmação foi feita pelo ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lançar nas dependências do Tribunal o Programa Permanente de Combate ao Desperdício, o TSEconomize.

Em setembro do ano passado foi criada uma comissão formada por servidores do Tribunal com o objetivo de desenvolver projetos e promover ações de racionalização de custos e redução de gastos. Entre outras coisas, a comissão vai tentar implantar uma nova mentalidade no sentido de economizar todos os recursos desde o papel utilizado diariamente, a energia elétrica, água, telefone e uso dos carros. Já existe uma comissão para controlar os gastos na obra do novo edifício do TSE, por exemplo, que está sendo construído desde março de 2007 com previsão para ficar pronto em dezembro de 2010.

O ministro Ayres Britto afirmou que, de acordo com dados recorrentemente divulgados, o desperdício responde por 35% das despesas do serviço público. A medida adotada pelo TSE para conter esse excesso deverá ter efeito multiplicador uma vez que os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país também devem seguir a mesma orientação.

De acordo com o presidente, a mudança de mentalidade e o desenvolvimento de uma nova consciência pretendem acabar com o “mal que faz parte desse terrível patrimonialismo brasileiro e que pode ser eficazmente combatido com a mudança de paradigma, a quebra de uma cultura disfuncional tão perniciosa para a administração pública brasileira”. Esse patrimonialismo, segundo o ministro, é a idéia que muitos ainda cultivam de que o que é de todos não é de ninguém ou de que se pode apropriar individualmente de um bem público. “Vamos criar, construir uma nova mentalidade de administração mais severa, mais cuidadosa com a coisa pública”, afirmou.

A partir do lançamento, a comissão abriu um canal com todos os servidores para que encaminhem idéias e propostas de combate ao desperdício até o dia 24 de abril. Depois de selecionadas, as melhores sugestões serão colocadas em prática.

 

TSE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe