Categorias: Política

Presidente de Frente Parlamentar da Assembleia constata descasos no Lar do Garoto em Lagoa Seca

PUBLICIDADE

Estrutura física mal cuidada, banheiros quebrados e imundos, banho coletivo com apenas uma bica de água para os jovens, falta de informação sobre andamento de processos. Além disso, os internos denunciam a presença constante de ratos, baratas e até cobras que saem das tubulações. Tudo isso está acontecendo no Lar do Garoto, Padre Otávio Dos Santos, no município de Lagoa Seca”.

A afirmação é do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Frei Anastácio (PT), que realizou uma visitou a instituição, quinta-feira (12), depois de denúncias recebidas.

“O mandato recebeu as denúncias sobre a estrutura do Lar do Garoto, que está Ligado à Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), e como presidente da Frente Parlamentar, é minha obrigação verificar a veracidade dos fatos para só então tomar providências. Realmente o que vimos nos deixou bastante preocupados”, disse Frei Anastácio.

O parlamentar afirmou que há precariedade em toda estrutura física da instituição. Segundo Frei Anastácio, além disso, a estrutura do abastecimento de água está sem condições mínimas de uso. “Vimos também que, diante dessa precariedade, as condições oferecidas para a higiene individual dos internos é quase inexistente”, revelou.

O deputado relatou ainda que há superlotação na instituição, que se encontra com o dobro de sua capacidade. “A estrutura pode acomodar até 45 internos, mas hoje existem cerca de 90 jovens no local. Constatamos ainda a falta do repasse de informação para os internos. Muitos pediram para falar e relataram que não sabem se quer o andamento dos seus processos na justiça e não recebem relatos sobre como estão suas famílias”, disse o parlamentar, acrescentando que existe interno que foi apreendido ainda adolescente, já passou dos 20 anos de idade e ainda está no Lar.

 

Providências

O deputado anunciou que já está sendo elaborado um relatório sobre toda situação encontrada no Lar do Garoto. O deputado disse que o relatório será entregue ao governador Ricardo Coutinho, a presidência do Tribunal de Justiça, a Fundac, a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, ao Ministério Público e irá destinar uma cópia para cada um dos deputados, na Assembleia Legislativa.

“O que queremos é solução em relação a todos esses problemas. As questões menores como a da higiene pessoal dos internos, têm que ser resolvidas com urgência. É um absurdo o que vimos lá. Depois, vem o problema da estrutura física que necessita de reforma. O lar também precisa de móveis novos, já que os que estão lá não têm mais condições de uso”, disse Frei Anastácio.

 

PB Agora com Assessoria 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Policiais do 6º BPM detém suspeitos de assalto a ótica em Cajazeiras

No decorrer do fim de semana, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam…

5 de maio de 2024

João Azevêdo participa da audiência pública do ODE em Campina Grande e autoriza ações para a região

O governador João Azevêdo entregou obras e equipamentos, simbolicamente, e assinou ordens de serviços, na…

5 de maio de 2024

Homem morre e mulher é ferida durante ataque a tiros em festa de aniversário em Lagoa Seca

Um homem foi assassinado e uma mulher ficou gravemente ferida em um ataque a tiros…

5 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 600 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) inicia o mês de maio disponibilizando 613…

5 de maio de 2024

Amidi e API emitem nota repúdio à conduta injuriosa do deputado Walber contra jornalista e imprensa da PB

Associação de Mídia Digital (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) emitiram uma nota…

5 de maio de 2024

Mais de 90 apostas da PB acertam a quadra da Mega Sena e levam R$809,63 cada

O resultado da Mega-Sena 2720 com prêmio de R$ 28.393.381,84 milhões foi divulgado neste sábado…

5 de maio de 2024