Categorias: Política

“Foi recorde na história do Poder Legislativo” diz Galdino sobre produção da ALPB

PUBLICIDADE

Em entrevista ontem (10) a imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB), anunciou que, devido à coincidência de datas com o encerramento das convenções eleitorais, a sessão remota da próxima semana acontecerá na quinta-feira e não na quarta-feira, como vem sendo de costume desde o início da pandemia. Neste sentido, Galdino revelou que apesar desse período de pandemia a produção da Casa quintuplicou.

“Já que muitos parlamentares vão participar das convenções dos seus partidos pelo interior do Estado, a sessão fica agendada para o dia seguinte, para a quinta-feira”, afirmou Adriano, minutos antes de encerrar a sessão de ontem, quando foram aprovados diversos projetos, entre eles o de autoria de Jeová Campos (PSB) instituindo a visitação hospitalar virtual para parentes de pacientes internados em tratamento da covid-19.

Produção da ALPB – Neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a ALPB aprovou 3.307 matérias no período de 23 de março ao dia 2 de setembro deste ano. Foram 25 sessões extraordinárias com transmissões remotas, o que dá uma média de 132,28 matérias aprovadas por sessão. Esse número comparado à produção no mesmo período de 2018 representa quase cinco vez mais. Dentre as matérias aprovadas estão 30 vetos apreciados, sendo 21 mantidos e nove rejeitados; duas propostas de emenda constitucional; nove projetos de decreto legislativos; seis medidas provisórias; 114 projetos de lei ordinárias; 12 projetos de resolução; 62 pedidos de informação; 237 indicações; 52 sessões especiais e audiências públicas; e 2.783 requerimentos. Vale frisar que pela primeira vez na história os parlamentares não entraram em recesso no meio do ano e continuaram realizando as sessões remotas e aprovando projetos, em sua grande maioria ligadas ao combate à pandemia e seus efeitos.

“Nós demos exclusividade em um primeiro momento à apreciação e votação de matérias estritamente relacionadas à questão da pandemia, garantindo direitos e deveres aos cidadãos e conter a propagação do novo coronavírus e combater esta doença. Mesmo assim, registramos um número quase similar à produção de 2019, que foi recorde absoluto da história do Poder Legislativo paraibano”, assegurou Galdino.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Açude particular rompe em Bananeiras; Defesa Civil e órgãos competentes avaliam danos

A Prefeitura de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, divulgou um comunicado oficial em resposta ao…

4 de maio de 2024

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024