Categorias: Política

Pré-candidato a prefeito de JP denúncia adversários por aglomerações e caminhadas

A campanha eleitoral para prefeito, vice-prefeito e vereador neste ano promete ser diferente de tudo o que já se viu nos últimos anos. A Covid-19 impõe mudanças significativas que, se não seguidas, pode resultar em perda de votos ao candidato. Neste sentido o Pré-candidato a prefeito de João Pessoa o deputado estadual Anísio Maia (PT), denúncia que têm postulantes ao cargo de prefeito promovendo aglomerações e caminhadas na cidade.

“[Estão] iniciando caminhadas pelos bairros, visitando a casa dos eleitores num processo de possível contaminação”, disse Maia, ao propor a criação de protocolo para que os candidatos se comprometam a fazer atividade de campanha sem pôr em risco a saúde da população.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não deve impor, por exemplo, a proibição de comícios e caminhadas, comuns nas eleições passadas. Mas o momento exige responsabilidade dos candidatos e partidos para evitar aglomerações.

Aperto de mão, abraços e fotos posadas com o rosto colado ao do candidato, ações bem características nas eleições brasileiras, devem ser evitados. O distanciamento social não pode ser exigido apenas no dia da eleição.

Essa preocupação está sendo debatida pelo TSE. Uma consultoria técnica está trabalhando para informar o tempo necessário para a votação, considerando o distanciamento que os eleitores devem manter nas filas. Estão sendo estudadas propostas para se estender em até três horas o horário de votação, que até 2018 era de 8h às 17h. Há duas propostas: uma de 8h às 18h, outra de 8h às 20h.

O TSE também estuda distribuir o eleitorado em horários por faixa etária, começando com os idosos e pessoas que se encaixam no grupo de risco para Covid-19. A proposta é que esses eleitores votem entre 8h e 11h.

Essas e outras medidas de proteção à vida não podem ficar restritas aos dois dias de votação (15 de novembro – primeiro turno, e 29 de novembro – segundo turno). É necessário que o processo eleitoral inteiro seja guiado por protocolos estabelecidos em cada município para evitar ao máximo a contaminação pelo novo coronavírus. O eleitor precisa ficar atento aos candidatos que desrespeitarem as regras. Esses, certamente, não merecem um voto de confiança.

Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026