A Paraíba o tempo todo  |

Políticos antiaborto criticam arcebispo por excomunhão

Mesmo congressistas contrários ao aborto criticaram ontem a atitude de d. José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, que tornou pública, semana passada, a excomunhão automática da equipe médica que interrompeu a gravidez de uma menina de 9 anos, violentada pelo padrasto havia três anos. A mãe da garota também foi alvo da sanção, por autorizar o procedimento.

 

Parlamentares que participaram ontem de um encontro de legisladores pela vida foram unânimes ao condenar o aborto a que foi submetida a menina. Porém, eles ponderaram que a excomunhão é uma pena extrema diante da excepcionalidade do caso. O deputado católico Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) colheu assinaturas para o pedido de reconsideração, que vai encaminhar ao clérigo. Estudioso do direito canônico, Coutinho citou artigos atenuantes do próprio Código de Direito Canônico. Um deles fala em ?estado de necessidade?. A ideia causou nova polêmica.

 

O deputado Doutor Talmir Rodrigues (PV-SP) pediu que os colegas retirassem as assinaturas. Ele disse que a menina poderia ?ser bem acompanhada e ter feito cesariana prematura, se fosse necessário, o que salvaria a vida das crianças e da mãe?. Representantes dos Conselhos Regionais e Sindicatos de Medicina do Nordeste divulgaram nota de apoio à conduta da equipe da equipe médica ao realizar o aborto na menina. ?Tal procedimento caracteriza um aborto legal, correto e irrepreensível do ponto de vista técnico e ético?, diz o texto.

 

estadao.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe