Categorias: Política

Plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores para estas eleições em JP; veja como funciona

PUBLICIDADE

Quem já utilizou aplicativos de encontro sabe que pode ser difícil filtrar ou encontrar a pessoa certa em meio a tantas opções. Filtrar as características de aparência e personalidade pode ser complicado. Na política, essa escolha é ainda mais desafiadora: alinhar ideias e projetos em meio a tantas promessas e discursos não seria possível sem a ajuda da tecnologia. A plataforma #TemMeuVoto surgiu em 2018, quando contribuiu para que eleitores optassem por deputados estaduais, federais e senadores de acordo com assuntos prioritários, ideias, propostas de campanha e afinidade ideológica. Bem agora o eleitor indeciso em relação à escolha para a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) conta com mais uma opção nestas eleições para ajudar a definir o voto.

Similar aos aplicativos de relacionamentos, mas voltada para as eleições. “A plataforma é uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias”, afirmou o coordenador do projeto, André Szajman. “Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.

A plataforma online está disponível em cinco cidades do Brasil durante a reta final desta campanha eleitoral com o objetivo de estimular o voto consciente. “É uma ferramenta que começou em 2016, na cidade de Campinas, em São Paulo, desenvolvida por professores, estudantes e ativistas interessados em conectar eleitores e candidatos. Este ano decidimos fazer algo maior e espalhar para mais cidades”, explica Jerlan Alves, que integra o Minha Jampa, entidade que promove o Vota Cidade em João Pessoa.

Umas das justificativas para a promoção da ferramenta é que as eleições municipais de 2020 estão sendo marcadas pelo número recorde de candidaturas ao Legislativo, em razão do fim da coligação em disputas proporcionais. Na capital paraibana, por exemplo, foram registradas 663 candidaturas à Câmara Municipal. “Temos mais de 600 candidaturas na cidade e a plataforma é toda baseada no que o candidato preenche. São trinta questões que os candidatos respondem para traçar o perfil”, explica Alves. Ele ainda destacou que os voluntários do projeto entraram em contato com cada partido para conseguir falar com os candidatos e que boa parte dos que se candidataram pela primeira vez adorou a ideia.

“Conseguimos contato com cerca de 80% deles. O grande trabalho é convencê-los a migrar para a plataforma. Um ou outro que tinha o pé atrás, mas nossa plataforma é totalmente apartidária. Agora temos 110 candidatos registrados”, informa, acrescentando que o cadastro de candidatos segue aberto. Sobre a participação do eleitorado nestes primeiros dias de lançamento, Jerlan Alves comenta que a receptividade está sendo muito positiva. “O retorno está muito bom. Só nas primeiras 12 horas de divulgação, mais de 500 pessoas se cadastraram. São pessoas do primeiro voto, pessoas indecisas, que têm interesse na política e não sabem em quem votar. Fala-se muito em transparência relacionada ao financeiro, mas a transparência de ideias é muito importante”, defende.

Como funciona A partir do cadastro no endereço eletrônico https://app.vota. org.br/, os eleitores se posicionam em relação a assuntos do cotidiano, dizendo se concordam ou não. São questões rápidas e fáceis para que, dentro de poucos minutos, seja criada uma lista de candidatos e candidatas por ordem de afinidade, aparecendo no topo aqueles que responderam de forma mais parecida.

Os organizadores ressaltam que a ferramenta terá filtros para facilitar a vida de eleitores que queiram votar em um perfil específico de candidato ou candidata. Após responder as questões, será possível escolher ver candidaturas apenas de homens ou de mulheres, por exemplo. O Minha Jampa faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC) e, por isso, eleitores de Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) poderão utilizar a ferramenta. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é condenado a 23 anos de reclusão por matar ex-namorada no Cariri

O réu Artur Kelvin Lima Aires foi condenado a 23 anos de reclusão, em regime…

6 de maio de 2024

Vídeo: em solenidade no Sertão da Paraíba, Wellington Roberto ’empareda’ Gervásio Maia em comparativo de obras

Em solenidade ocorrida neste final de semana, na cidade de Aparecida, no Sertão paraibano, o…

6 de maio de 2024

Concurso Nacional Unificado: provas podem ser remarcadas para agosto

O Governo Federal estuda realizar as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto. De…

6 de maio de 2024

CG: Jhony reforça disponibilidade de disputar pela sigla, mas garante que não haverá disputa interna

O secretário de Saúde Jhony Bezerra (PSB), pré-candidato a prefeito e presidente do PSB em…

6 de maio de 2024

Homem é morto com tiros na cabeça na cidade de Pedras de Fogo

Na manhã desta sexta-feira (06), um homem foi vítima de homicídio na cidade de Pedras…

6 de maio de 2024

Paraíba mantém práticas alinhadas com nova resolução sobre liberdade religiosa em presídios

A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), divulgada recentemente para garantir…

6 de maio de 2024