Por pbagora.com.br

Quem já utilizou aplicativos de encontro sabe que pode ser difícil filtrar ou encontrar a pessoa certa em meio a tantas opções. Filtrar as características de aparência e personalidade pode ser complicado. Na política, essa escolha é ainda mais desafiadora: alinhar ideias e projetos em meio a tantas promessas e discursos não seria possível sem a ajuda da tecnologia. A plataforma #TemMeuVoto surgiu em 2018, quando contribuiu para que eleitores optassem por deputados estaduais, federais e senadores de acordo com assuntos prioritários, ideias, propostas de campanha e afinidade ideológica. Bem agora o eleitor indeciso em relação à escolha para a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) conta com mais uma opção nestas eleições para ajudar a definir o voto.

Similar aos aplicativos de relacionamentos, mas voltada para as eleições. “A plataforma é uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias”, afirmou o coordenador do projeto, André Szajman. “Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.

A plataforma online está disponível em cinco cidades do Brasil durante a reta final desta campanha eleitoral com o objetivo de estimular o voto consciente. “É uma ferramenta que começou em 2016, na cidade de Campinas, em São Paulo, desenvolvida por professores, estudantes e ativistas interessados em conectar eleitores e candidatos. Este ano decidimos fazer algo maior e espalhar para mais cidades”, explica Jerlan Alves, que integra o Minha Jampa, entidade que promove o Vota Cidade em João Pessoa.

Umas das justificativas para a promoção da ferramenta é que as eleições municipais de 2020 estão sendo marcadas pelo número recorde de candidaturas ao Legislativo, em razão do fim da coligação em disputas proporcionais. Na capital paraibana, por exemplo, foram registradas 663 candidaturas à Câmara Municipal. “Temos mais de 600 candidaturas na cidade e a plataforma é toda baseada no que o candidato preenche. São trinta questões que os candidatos respondem para traçar o perfil”, explica Alves. Ele ainda destacou que os voluntários do projeto entraram em contato com cada partido para conseguir falar com os candidatos e que boa parte dos que se candidataram pela primeira vez adorou a ideia.

“Conseguimos contato com cerca de 80% deles. O grande trabalho é convencê-los a migrar para a plataforma. Um ou outro que tinha o pé atrás, mas nossa plataforma é totalmente apartidária. Agora temos 110 candidatos registrados”, informa, acrescentando que o cadastro de candidatos segue aberto. Sobre a participação do eleitorado nestes primeiros dias de lançamento, Jerlan Alves comenta que a receptividade está sendo muito positiva. “O retorno está muito bom. Só nas primeiras 12 horas de divulgação, mais de 500 pessoas se cadastraram. São pessoas do primeiro voto, pessoas indecisas, que têm interesse na política e não sabem em quem votar. Fala-se muito em transparência relacionada ao financeiro, mas a transparência de ideias é muito importante”, defende.

Como funciona A partir do cadastro no endereço eletrônico https://app.vota. org.br/, os eleitores se posicionam em relação a assuntos do cotidiano, dizendo se concordam ou não. São questões rápidas e fáceis para que, dentro de poucos minutos, seja criada uma lista de candidatos e candidatas por ordem de afinidade, aparecendo no topo aqueles que responderam de forma mais parecida.

Os organizadores ressaltam que a ferramenta terá filtros para facilitar a vida de eleitores que queiram votar em um perfil específico de candidato ou candidata. Após responder as questões, será possível escolher ver candidaturas apenas de homens ou de mulheres, por exemplo. O Minha Jampa faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC) e, por isso, eleitores de Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) poderão utilizar a ferramenta. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Sala 10 Comunicação se consolida como referência no segmento de Marketing Político na PB

As eleições municipais desse ano na Paraíba fizeram não apenas políticos vitoriosos, mas também equipes que se empenharam e se dedicaram com trabalho, tecnologia e muita criatividade nos bastidores em…

Saiba quais cuidados os gestores da PB devem ter nos últimos dias de mandato

Está chegando a hora dos gestores atuais passarem o bastão para os eleitos no último dia 15 de novembro. Chega também o fim os mandatos atuais de quem conseguiu ser…