Categorias: Política

Petistas paraibanos detonam orçamento secreto de Bolsonaro: “Ele não negocia, ele compra o Congresso!”

PUBLICIDADE

O deputado federal Frei Anastácio e o deputado estadual Jeová Campos, ambos membros do PT paraibano, ao comentarem ontem (09), a PEC dos Precatórios – que ficou conhecida como PEC do Calote, demostraram sua insatisfação com a proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que nas suas opiniões é uma PEC para comprar parlamentares.

Para Frei, o Governo Federal está usando a miséria do povo para dar um calote nos profissionais da Educação, onde segundo ele, Bolsonaro é o responsável pela situação de miséria em que o povo se encontra. “Ele colocou o povo nessa situação e criou uma narrativa de que a única saída para ajudar os mais pobres é retirar a verba dos precatórios dos profissionais da educação para dar início ao Auxílio Brasil. Mas, o que o Governo não conta é que cerca de um terço desse valor não será usado para o benefício”, alertou Frei Anastácio.

Segundo o deputado federal, R$ 31 bilhões deverão ser usados para atender interesses políticos e corporativos. “Bolsonaro está usando a miséria, ele se aproveitará da aprovação da PEC para fazer acordos políticos com o dinheiro público que pertence a aposentados e pensionistas, que lutavam por esse direito há nas na justiça”, denunciou.

Assim também pensa o deputado estadual Jeová Campos que ontem na ALPB, comentou o orçamento secreto: “O que nós podemos receber de resposta desse governo? Um governo que dizia que combateria a corrupção e institui, com toda sua equipe de líderes no Congresso, um orçamento secreto? Ele não negocia, ele compra o Congresso, enfraquece a democracia e nos envergonha”.

APROVADA – Por 323 votos a 172 e uma abstenção, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (9), em segundo turno, com apoio da bancada paraibana, a proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. Todos os destaques (sugestões pontuais de mudança ou retirada de trechos do texto principal) do segundo turno foram rejeitados. A matéria segue agora para o Senado.

Ao todo 12 deputados federais paraibanos participaram da sessão na Câmara. Destes 8 votaram a favor e 4 votaram contra. Votaram favoravelmente os deputados, Aguinaldo Ribeiro, Edna Henrique, Efraim Filho, Hugo Motta, Julian Lemos, Ruy Carneiro, Wellington Roberto e Wilson Santiago. Contra votaram Damião Feliciano, Frei Anastácio, Gervásio Maia e Pedro Cunha Lima.

Com uma quantidade maior de deputados na sessão (496 contra 456 no primeiro turno), a votação do segundo turno teve um placar mais folgado para o governo em comparação com a do primeiro, na última quinta-feira (4).

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com dois gols de Arrascaeta, Flamengo vence Cruz Azul e vai às semifinais da Copa Intercontinental

O Flamengo passou pelo seu primeiro desafio no Catar! O time comandado por Filipe Luís…

10 de dezembro de 2025

Justiça converte em preventiva a prisão de PM que confessou feminicídio às margens da PB-095

A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…

10 de dezembro de 2025

OUÇA – Lula reforça confiança na pré-candidatura de João Azevêdo em 2026: “Certamente, você vai vir pro Senado”

Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

MPPB instaura procedimento para efetivar Registro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas nº…

10 de dezembro de 2025

Após ataques, CMJP reorganiza sistema interno e passa a ter Coordenadoria de Segurança Legislativa

A Câmara Municipal de João Pessoa contará com uma nova estrutura de segurança após a…

10 de dezembro de 2025