O PDT, o PROS, o DC e o Avante na Paraíba podem ter o registro de candidaturas nestas eleições na Paraíba por terem descumprido a cota de gênero na disputa proporcional, conforme dados do sistema de estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Dos 27 partidos que registraram candidatura ao Congresso Nacional, dois deles, o Avante e o PDT descumpriram o percentual mínimo de candidaturas femininas para a disputa. Enquanto o Avante lançou seis homens e duas mulheres , o que corresponde a 25%, o PDT lançou apenas 20% de candidaturas femininas, ao registrar oito homens e apenas duas mulheres.
Já para Assembleia Legislativa da Paraíba, das 20 legendas que registraram candidaturas, três não lançaram o quantitativo mínimo de mulheres exigido pela legislação eleitoral. O PDT e PROS lançaram dois candidatos, mas nenhuma mulher. Já o DC apresentou apresentou candidaturas femininas, mas não alcançou o percentual mínimo de 30%.
Em caso de descumprimento, as candidaturas do partido ou federação podem ser impugnadas durante o processo eleitoral, pagar multa ou ter fundo partidário suspenso.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…
Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…
O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…
Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…