Categorias: Política

PB produzirá bonecas ‘Marininha’

PUBLICIDADE

 

Cooperativa da Paraíba é escolhida para produzir bonecas ‘ Marininha’; iniciativa visa alavancar candidatura de Marina Silva rumo a presidência

Apoiadores de Marina Silva querem 10 mil “Marininhas” 
 

Se o PT quer vender bonecos do “Lulinha” durante a campanha, apoiadores da candidata Marina Silva (PV) se mobilizam para comprar 10 mil “Marininhas”. Com cerca de 3 cm, a boneca tem sido usada por membros do Movimento Marina Silva como um broche.

Por enquanto são 150 “Marininhas”. Após a boa recepção, o movimento estuda como encomendar o novo lote. Produzida pela cooperativa Casa da Boneca Esperança, da Paraíba, a “Marininha” é uma adaptação das bonecas tradicionalmente vendidas pelas 40 mulheres que constituem o grupo.

A Boneca Esperança foi criada pelas mãos talentosas de Socorro da Conceição, que desde os 7 anos fazia bonecas no Sítio de Riacho Fundo, na cidade de Esperança do estado da Paraíba.

Socorro e sua irmã Derita continuaram no ofício de produzir bonecas e ficaram conhecidas na região e no estado. No ano 2000 foram procuradas pelo Programa de Artesanato Solidário e incentivadas a formarem um grupo.

 

A Associação dos Artesãos do Sítio Riacho Fundo “Casa da Boneca de Esperança”, do município de Esperança, na Paraíba, é formada por mais de 25 artesãos que participam diretamente da produção das bonecas de pano, que aprenderam com a mestre-artesã, Dona Socorro. Ela, embora sem condições de locomover, ainda hoje ensina seus conhecimentos para o grupo, que se juntou com o fim de gerar renda para a comunidade humilde que não dispunha de nenhuma fonte de renda antes do artesanato com bonecas de pano.

O projeto “Casa da Boneca de Esperança” foi iniciado no ano de 1999 pelo Programa de Artesanato Solidário, que tinha à frente Dona Ruth Cardoso, com apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Esperança. Nesses 10 anos de trabalho, o grupo se mostrou bastante empreendedor, inclusive atendendo encomendas do exterior.

As participações do grupo em eventos nacionais são apoiadas pelo Programa de Artesanato Paraibano da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, responsável pelo incentivo à inscrição daquela Associação no Prêmio de Culturas Populares.

Hoje a “Boneca Esperança” conta com uma produção de mil unidades, que são vendidas para hotéis de Campina Grande, João Pessoa, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Elas também já participaram de uma exposição na feira Mundial de Hannover, na Alemanhã.

O preço de custo de cada uma é R$ 1,5. O movimento não pretende vender “Marininhas” para arrecadar fundos, mas ainda não sabe como distribuirá as bonecas.

Este Ano a Boneca da Esperança foi homenageada por dois grupos de dança da cidade, o Grupo do Projovem e a Quadrilha Junina Chamego Medonho que utilizou como Tema “A Boneca do Sonho” como também foi vencedora do prêmio nacional de artesanato.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025

Paraibana transforma ciência em negócio global e leva marca de estética a quatro continentes

Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…

31 de dezembro de 2025