Categorias: Política

Parlamentar de Campina Grande contraria colegas e defende a extinção das coligações proporcionais

PUBLICIDADE

 Diferente dos demais vereadores de Campina Grande, o vereador João Dantas (PSD), está defendendo a extinção das coligações proporcionais.
Em entrevista a rádio Panorâmica FM, João Dantas manifestou o seu posicionamento favorável a PEC, ainda que a mesma afete diretamente seu cargo nas próximas eleições.

Segundo João, o país vive um momento que mostra o lado negro envolvente na política e seus favorecimentos, referindo-se às vendas e aluguéis de partidos que ocorrem visando às eleições.Mesmo contrariando os colegas, ele lembrou que hoje existe um grande número de partidos, alguns deles, considerados de “alugueis”.

– Eu diria que vivemos um clima de “sodomia eleitoral”, porque há um número enorme de partidos, na sua maioria, partidos de aluguéis, partidos esses que obrigam o candidato ao invés de discutir os programas do governo com a sociedade, estarem entre quatro paredes subordinados, coibidos, vendendo legendas, vendendo tempo para o horário eleitoral, fazendo escambo, permutando, enfim, só acabará com a extinção do estatuto das coligações – alegou.

Esta semana, o Senado aprovou em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política.

Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, às assembleias legislativas, à Câmara Legislativa do Distrito Federal e às câmaras de Vereadores.
Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido.

A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10 e já seguiu para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024