Categorias: Política

Veneziano é eleito vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro

PUBLICIDADE

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) foi eleito, na manhã desta quarta-feira (25), vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Ele concorreu com o Senador Marcos do Val e recebeu o voto de dez Senadores, dos 12 que votaram. Marcos do Val obteve 2 votos. Como presidente, foi eleito, por aclamação, por ser o mais experiente do colegiado, o Senador Jayme Campos (DEM-MT).

Após a definição de presidente e vice, os Senadores que compõem o Conselho de Ética elogiaram as escolhas, parabenizando Jayme Campos e Veneziano Vital, e desejando sucesso na missão.

“Sabemos que estamos vivendo tempos difíceis no país. Sei da retidão e da experiência de Vossas Excelências. Que a gente possa dar um bom funcionamento e manter a boa harmonia do conselho”, afirmou o Senador Weverton Rocha (PDT-MA), que elogiou as escolhas e destacou as qualidades do presidente e do vice.

“Veneziano é um homem honrado, que tem um conhecimento fantástico. O Senador Weverton foi muito feliz em suas colocações”, destacou o Senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), concordando com as qualidades destacadas pelo Senador Weverton.

“Missão Honrosa” – Os novos membros do Conselho foram indicados pelos partidos na semana passada. O colegiado foi criado por determinação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na última quarta-feira (25). Após a votação, Veneziano se disse honrado com a nova missão, considerada uma grande responsabilidade na Casa.

Líder do Bloco Parlamentar ‘Senado Independente’, composto por PSB, PDT, Rede e Cidadania, Veneziano integra as principais Comissões do Senado, das quais, cinco como titular: Assuntos Econômicos; Desenvolvimento Regional e Turismo; Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura e Esporte; e Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Integrou também a Comissão Especial destinada a acompanhar a PEC 6/2019, da reforma da Previdência, e faz parte da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Sobre o Conselho – O Conselho de Ética é constituído por 15 membros titulares e 15 suplentes, com mandato de dois anos, e atua para preservar da dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra Senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita e até perda do mandato.

O Conselho tem como atribuição zelar pela observância dos preceitos da Constituição Federal, do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Senado Federal, atuando para a preservação da dignidade do mandato parlamentar.

Além de Veneziano, integram o Conselho de Ética os Senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Gomes (MDB-PI), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Weverton (PDT-MA), Major Olimpio (PSL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (Pros-RR), Jayme Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Angelo Coronel (PSD-BA) e Marcos do Val (Podemos-ES).

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024